Cuidados ao trazer o bebê prematuro para casa

You are currently viewing Cuidados ao trazer o bebê prematuro para casa
Foto: i0.statig.

Toda família fica sempre muito feliz quando o bebê prematuro recebe alta do hospital e é liberado para ir para casa. Afinal, ter seu filho por perto é o desejo de toda mãe. Sinta-se à vontade para comemorar essa conquista com uma pequena festinha.

Mas, além da comemoração, existem também alguns cuidados que precisam ser tomados. Os bebês prematuros exigem alguns cuidados e tratamento diferenciado nos primeiros meses de vida. Veja só algumas observações:

Sem preocupação excessiva

Aproveite o fato de seu bebê estar em casa com você, deixe de lado as preocupações excessivas. Se ele foi liberado pelo médico é porque está bem e pronto para seguir seu desenvolvimento longe do hospital. Lembre-se que você sempre vai poder ligar para o pediatra para sanar suas dúvidas.

Leia ainda: Dúvidas sobre os dentinhos do bebê

Foto: i0.statig.
Foto: i0.statig.

Levando o bebê para casa

Alguns bebês podem ser levados para casa de carro, na cadeirinha ou assento indicado para tamanho e peso. Por isso, não deixe de providenciar tudo isso antes mesmo da criança receber a alta médica. O mesmo vale para o local em que a criança irá dormir. Converse com a equipe médica para saber se ele poderá utilizar o berço normalmente ou se vai precisar de berço especial ou qualquer outro equipamento. Caso seja preciso, não deixe para providenciar tudo em cima da hora. Compre tudo com antecedência e com calma para não esquecer de nada.

Visitas

As visitas podem acabar incomodando mãe e bebê prematuro. É que ambos precisam se ambientar com a rotina e com os cuidados. Por isso, peça para que parentes e amigos esperem algumas semanas para conhecer seu pequeno. Além disso, vale lembrar que os bebês prematuros possuem o sistema imunológico mais sensível, então as visitas precisam lavar bem as mãos entes de segurar a criança.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário