Bebê Chorando: choro alto, muito forte, antes de dormir ou dormindo

O bebê chorando sem parar com muita frequência em geral não é motivo para se preocupar, mas se vier acompanhado de outros sintomas, como febre, é preciso procurar o pronto atendimento.


bebe chorando muito

Ver o bebê chorando é algo que pode partir o coração dos pais, principalmente quando encontram dificuldades em descobrir o motivo do choro.

Apesar de não é possível ler a mente dos pequenos, os pais podem aprender a identificar qual é a necessidade da criança para então tentar resolver a situação. Isso pode ser feito porque o choro fica diferente de acordo com o que o bebê sente no momento.

Além disso, é importante reconhecer quando o choro indica que há algo de errado com o bebê e se torna necessário informar o pediatra. Entenda os motivos que fazem o bebê chorar e algumas dicas de como proceder em cada situação.

Por que os bebês choram?

É preciso entender que chorar é a única maneira que os bebês têm de informar as suas necessidades. Como foi explicado anteriormente, há vários motivos que podem levar o bebê a chorar.

Apesar de muitas vezes os pais acreditarem que se trata de fome, o motivo pode ser porque ele está cansado ou se sentindo desconfortável. Quando o bebê está desconfortável, chorar contribui para que ele libere a tensão.

Em relação aos recém-nascidos é comum que eles acordem com fome e, se não receberem o alimento de forma rápida, começam a reclamar, usando o choro para chamar a atenção. Por essa razão, o melhor a fazer é nos primeiros meses é atender ao chamado do bebê o mais breve.

Fatores externos também podem contribuir para levar o bebê às lágrimas. Se ele está em um ambiente onde há muito barulho, chorar pode ser uma forma que ele encontrou para evitar o som alto que o está incomodando.

Se o pequeno chora mesmo após a ter mamado, está com as fraldas limpas e nada parece acalmá-lo, pode ser que ele está simplesmente liberando a energia acumulada. Quando isso acontece, geralmente à noite, a criança costuma pegar no sono de maneira profunda. Com a liberação do excesso de energia, ele provavelmente despertará mais tranquilo.

Causas

Confira as principais causas do choro dos bebês:

Fome

O motivo mais comum que leva o recém-nascido ao choro é a fome. Isso acontece porque o seu estômago é ainda muito pequeno e não consegue consumir uma quantidade grande de leite.

Para identificar que ele está com fome antes mesmo do choro começar, observe se o bebê leva a mão à boca e se ele fica inquieto, como se estivesse procurando algo. Isso significa que está à procura do peito e, ao oferecer o leite nesse momento vai evitar que ele comece a chorar.

Fralda suja

Dependendo da situação, alguns bebês reagem de forma diferente dos outros, como acontece quando se trata de uma fralda suja. Enquanto alguns não se importam se a fralda está suja de cocô, outros desejam ser trocados imediatamente, pois se sentem incomodados, especialmente se estão com irritação na pele.

O bebê quer colo

O colo faz com que o bebê se sinta mais seguro. Por isso, se ele já mamou, trocou as fraldas e ainda chora, pode ser porque deseja ser aconchegado. Recém-nascidos tem mais necessidade de colo, pois podem estranhar a sensação de estarem “soltos” em um espaço grande, já que eram acostumados a ficar encolhidos na barriga da mãe.

Dor de barriga

É comum o bebê ser afetado pela cólica, o que ocorre porque seu sistema digestivo ainda não está completamente formado. Dessa forma, ele acaba ficando com os gases presos ou dificuldade de fazer cocô. Fazer uma massagem ou movimentar as perninhas pode ajudar a aliviar.

Sono

O bebê pode ter dificuldade de dormir quando está cansado, pois ele tende a ficar mais agitado e irritado. Para evitar o choro nessa hora, o ideal é prestar atenção logo aos primeiros sinais de que o sono está chegando, como olhar caído, olheiras e se ele começa a esfregar os olhos ou a orelha.

Tipos de choro do bebê

De acordo com o choro, é possível identificar o motivo, como é explicado a seguir:

  • Fome: esse choro tem um som que se assemelha a um “né”, o que vem do movimento de sugar que o bebê faz.
  • Desconforto: o som é forte e vem do choro do bebê, se parecendo com um “heh”.
  • Arroto: esse som é parecido com um “ê”, sendo feito para expulsar o arroto preso.
  • Cólica: esse som demonstra ser mais sofrido e se assemelha a um “ear”, provocado pelo choro de nervosismo. Além disso, o choro é prolongado, agudo e o bebê enruga a testa
  • Sono: é um som que se parece com um “au” e vem do bocejar da criança, quando a boca se abre em forma de “o”.
  • Tédio: o choro do bebê é manhoso e passa assim que o pegam.

Como é o choro do bebê recém-nascido

choro do recem nascido

O choro de recém-nascido é bem característico, sendo ele o instinto de sobrevivência falando. Esse choro tem o poder de chamar a atenção, fazendo com que os pais fiquem em alerta e venham para auxiliar o bebê.

O motivo do choro do recém-nascido pode ser porque ele sente falta do aconchego que tinha antes de nascer. Além disso, quando estava no ventre materno, ele não tinha sensação de frio ou calor, o que faz com que ele possa se sentir incomodado.

Esse choro pode ser mais discreto do que um choro de fome ou cólica, servindo apenas para indicar que ele deseja algo, mas não se trata de algo forte. Como o recém-nascido costuma se cansar de ficar na mesma posição por muito tempo, o choro pode ser por que precisa mudar de ambiente.

Bebê chorando muito

Todos os bebês passam por uma fase onde o choro ocorre com maior frequência, o que é mais comum a partir dos 3 meses de idade. Conhecido como “curva de choro”, esse período passa a ser bastante estressante para o bebê e para os pais. O motivo desse nome é porque o choro do bebê vai aumentando, até atingir o pico aos dois ou três meses de vida, diminuindo em seguida.

Esse choro costuma ser inesperado, além de inconsolável, podendo durar entre meia hora até duas horas, aumentando conforme o tempo vai passando. O choro é provocado principalmente por causa das cólicas e vai diminuindo até os 5 meses da criança.

Meu bebê mama e chora

O que leva o bebê a chorar quando mama geralmente é porque ele está expressando que alguma coisa não está como ele quer. Na maioria das vezes, não se trata de algo grave, sendo os principais motivos a fome e a cólica.

Se o bebê tem fome, ele pode se irritar e então não consegue mamar. O choro, nesse caso, é devido à frustração que ele sente por sentir fome e não conseguir ser saciado. Em relação à cólica, ela pode começar assim que o leite cai no estômago da criança, provocando dor e levando ao choro. Fazer uma leve massagem pode ajudar a aliviar a sensação.

Outro motivo pode ser porque ele não está conseguindo abocanhar corretamente a aréola, prejudicando a quantidade de leite que consegue sugar. Nesse caso, é preciso corrigir a posição para facilitar a mamada.

Bebê que acorda chorando, o que pode ser?

O fato de o bebê acordar chorando pode ter razões diferentes. Uma das causas pode ser devido a um pesadelo, onde o bebê acorda e continua chorando com o susto. Se isso acontece frequentemente, é possível que se trata do chamado “terror noturno”, o que consiste em um transtorno comum na fase em que a criança dorme profundamente e não sonha.

O terror noturno afeta cerca de 5% das crianças, o que pode levá-la ao choro, além de fazer ela gritar, gemer e até se debater. O bebê pode parecer acordado, mas na verdade está sonâmbulo. Não há tratamento para esse transtorno, mas é possível reduzir os sintomas com terapia.

Dicas de como fazer o bebe parar de chorar

Algumas técnicas podem ser usadas para fazer com que o bebê se acalme e pare de chorar, sendo as principais:



Dê algo para chupar

Quando o bebê faz ação de sugar alguma coisa, a frequência cardíaca se estabiliza. Isso ajuda o estômago relaxar, além de acalmar os seus movimentos. Por isso, a dica é oferecer o peito ou então algum mordedor próprio para a idade do pequeno.

Faça o ruído “shhh”

Esse som pode ser a solução para fazer com que o bebê pare de chorar, já que o som é parecido com o que ele escutava quando estava dentro do ventre da mãe. O som deve ser feito junto ao ouvido da criança e mais alto do que o choro.

O som da televisão, ventilador e aspirador ligados ou de música também podem ser usados de forma eficaz para deixar o pequeno mais tranquilo.

Mantenha o bebê enrolado

Enrolar a criança, principalmente recém-nascido, ajuda a deixá-lo mais aquecido e confortável, relembrando o tempo em que estava na barriga da mãe. O recomendado é enrolar o bebê em um pano apropriado e então mantê-lo junto ao colo.

bebe enrolado

Banho com água morna

Dar um banho de imersão com água morna ajuda a criança a ficar mais relaxada. Isso pode ser feito na banheirinha, em um balde ou então nos próprios braços, colocando o bebê debaixo do chuveiro.

Alguns bebês podem estranham o barulho da água, por isso, é preciso observar se seu filho está ou não gostando. Também é preciso ter muito cuidado para não escorregar na água do chuveiro.

Embale o bebê

O movimento suave pode fazer o bebê aclamar, pois eles gostam do ritmo e do balanço. Isso pode ser feito nos braços, usando movimentos de vai-e-vem ou “tremendo”. Cada criança prefere um tipo de balanço, o que já pode ser o suficiente para ele ficar tranquilo.

Outras opções são levá-lo para um passeio no carrinho ou, quando não há mais o que fazer, experimentar dar um passeio de carro, preso à cadeirinha, já que o movimento do carro costuma ser perfeito para o bebê sossegar. Tomar um pouco de ar fresco também pode contribuir para o fim do choro do pequeno.

Bebê chora e só querer colo, como lidar com isso?

Alguns bebês querem ficar o tempo todo no colo da mãe, o que é comum devido à angústia que podem sentir por não estarem mais num espaço justo e apertado. Por isso, para aliviar essa sensação, o colo dos pais e o contato pele a pele é um aliado.

Como não é possível ficar com o bebê no colo o dia todo, a dica é acostumá-lo no berço ou no carrinho e ficar por perto, falando com ele. O uso do sling também pode ser útil, pois o bebê permanece junto enquanto as mãos ficam livres para fazer outras tarefas do dia adia.

Chorar antes de dormir é normal para os bebês?

O choro antes de dormir é normal e pode indicar que o bebê está cansado e não consegue se acalmar para pegar no sono. Outro motivo pode ser o chamado “pico do crescimento”, que ocorre quando ele começa a sentar, virar ou outra nova atividade, o que pode deixá-lo mais agitado, prejudicando a hora de dormir.

Deixar o bebê chorar é a solução?

De acordo com estudos realizados, deixar o bebê chorar até cansar não é a melhor solução. Isso porque, além de o choro poder indicar que algo o está incomodando, o bebê acaba se estressando, fazendo com que o hormônio cortisol seja liberado, o que pode afetar o desenvolvimento do controle emocional durante a infância.
Além disso, atender o choro permite criar uma ligação de confiança entre os pais e o bebê.

choro forte de bebe

Bebê chora dentro da barriga?

O bebê já é capaz de chorar e até sorrir dentro da barriga da mãe. Apesar da incapacidade de emitir sons, isso quer dizer que os movimentos faciais para acompanhar o ato de chorar já estão prontos para desempenhar o seu papel ao nascer.

Chorar na gravidez faz mal ao bebê?

As mudanças de humor liberam hormônios que podem alterar a sua frequência cardíaca da mãe e também do bebê. Porém, não é possível afirmar que ele sente essas reações emocionais. Por isso, de acordo com pesquisadores, não há como atribuir que o choro pode causar prejuízo ao bebê.

O que o bebê sente quando a mãe chora?

Quando a mãe chora, é possível que a pressão arterial do bebê seja alterada, já que o seu ritmo cardíaco da mãe aumenta e ambos estão conectados. Isso quer dizer que, apesar de não ser comprovado que ele reage aos sentimentos no útero, ele pode sentir os efeitos físicos do choro.

Referências

https://brasil.babycenter.com/a1500193/12-motivos-por-que-o-beb%C3%AA-chora-tanto#ixzz5Den4AoTm

https://www.tuasaude.com/bebe-parar-de-chorar/

http://www.danonebaby.com.br/comportamento/choro-do-bebe-como-identificar/

https://www.bonde.com.br/mulher/familia/conheca-12-motivos-que-fazem-o-bebe-chorar-e-saiba-como-agir-em-cada-caso-407994.html

https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Rotina/noticia/2013/04/choro-do-bebe-aprenda-identificar-principais-causas.html

https://bebemamae.com/bebes/veja-a-fase-em-que-todo-bebe-vai-chorar-muito

Bebê Chorando: choro alto, muito forte, antes de dormir ou dormindo
5 (100%) 1 vote

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*