Conheça o teste da linguinha no bebe

O teste da linguinha é simples, e permite identificar se o bebê tem o problema conhecido como língua “presa”, provocado pelo encurtamento do freio da língua. Apesar de bastante comum entre as crianças, é importante que seja diagnosticado rapidamente para evitar alguns problemas no desenvolvimento da fala, por exemplo.

Veja mais informações a seguir:

As mães devem ficar preocupadas?

Não, não há motivo para se preocupar. O problema é comum e muito simples de ser resolvido. As mães costumam se preocupar com tudo relacionado a seus bebês, mas neste caso podem ficar tranquilas.

 Leia ainda: Cuidados com a moleira do bebê

Quais os sinais de língua “presa”?

Os principais sinais que indicam que o bebê pode ter língua presa são quatro: dificuldade de sugar o leite, morder o bico dos seis da mãe durante a amamentação, não conseguir colocar a língua para fora da boca e apresentar a ponta da língua arredondada ou bifurcada.

Como é feito o teste da linguinha?

O teste da linguinha é também chamado de avaliação de frênulo lingual. A língua “presa” pode ser diagnosticada ainda nos primeiros dias de vida do bebê.

Ele é realizado levantando-se a língua do bebê e verificando se o frênulo está bastante próximo da ponta da língua.

O teste deve ser feito por especialistas, como odontopediatras e fonoaudiólogos.

Remoção

Caso seja diagnosticado o problema pelo especialista, a remoção do freio é o procedimento a ser realizado.

Ele é feito com a aplicação de anestesia local, em um consultório médico. Algumas vezes não é necessário dar pontos.

O indicado remover o freio ao invés de apenas cortá-lo. Muitas vezes o diagnóstico precisa ser dado por vários profissionais, pois caso seja equivocado pode ocasionar problemas para a fala do bebê no futuro.

Importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce é importante, embora o teste não seja obrigatório nas maternidades brasileiras. Quando o problema é descoberto rapidamente ele evita o desenvolvimento incorreto da língua, postura errada para fala e deglutição errada.


  • Add Your Comment

    *