O Teste da língua é de fundamental importância para os bebês, já que tem aumentado o número de crianças nascidas com o problema popularmente chamado de língua presa.
A língua presa
A língua presa ocorre quando o freio da língua é mais curto do que deveria ser – ele é aquela membrana localizada abaixo da língua. Os bebês com língua presa apresentam dificuldade para sugar o leite materno e podem desenvolver ainda problemas na fala e mastigação. O problema pode ser percebido quando a ponta da língua é bifurcada ou arredondada ou quando o bebê mal consegue colocar sua língua para fora da boca.
Leia ainda: Incontinência urinária após a gestação
O que é o Teste da linguinha? Como funciona?
O Teste da linguinha é uma avaliação do frênulo lingual do bebê utilizado para diagnosticar a chamada língua presa. O teste é bastante simples e pode ser feito no recém-nascido ainda em seus primeiros dias de vida. Ele é realizado por pediatras, fonoaudiólogos e por dentistas e analisa o tamanho do freio da língua. É importante que os pais consultem mais de um especialista e considerem todas as opiniões, já que o diagnóstico equivocado e a retirada desnecessária do freio da língua pode ocasionar em problemas de fala para a criança.
A importância do diagnóstico precoce
O diagnóstico precoce é importante pois impede que a criança tenha o desenvolvimento incorreto da língua. Além disso, a correção do problema em bebês é mais simples do que em crianças crescidas.
No mês de junho deste ano, o Senado aprovou projeto de lei que determina que o Teste da linguinha seja obrigatório em todas as maternidades e hospitais do país. Agora, a proposta aguarda a sanção presidencial para começar ou não a valer.
Como tratar?
O tratamento da língua presa consiste em remoção do freio da língua. O procedimento é simples e feito com anestesia local – muitas vezes não exige pontos cirúrgicos e a criança volta imediatamente para casa.