Teste da linguinha em bebês – O que é, como funciona?



O Teste da língua é de fundamental importância para os bebês, já que tem aumentado o número de crianças nascidas com o problema popularmente chamado de língua presa.

A língua presa

A língua presa ocorre quando o freio da língua é mais curto do que deveria ser – ele é aquela membrana localizada abaixo da língua. Os bebês com língua presa apresentam dificuldade para sugar o leite materno e podem desenvolver ainda problemas na fala e mastigação. O problema pode ser percebido quando a ponta da língua é bifurcada ou arredondada ou quando o bebê mal consegue colocar sua língua para fora da boca.

   

Leia ainda: Incontinência urinária após a gestação

O que é o Teste da linguinha? Como funciona?

O Teste da linguinha é uma avaliação do frênulo lingual do bebê utilizado para diagnosticar a chamada língua presa. O teste é bastante simples e pode ser feito no recém-nascido ainda em seus primeiros dias de vida. Ele é realizado por pediatras, fonoaudiólogos e por dentistas e analisa o tamanho do freio da língua. É importante que os pais consultem mais de um especialista e considerem todas as opiniões, já que o diagnóstico equivocado e a retirada desnecessária do freio da língua pode ocasionar em problemas de fala para a criança.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

A importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce é importante pois impede que a criança tenha o desenvolvimento incorreto da língua. Além disso, a correção do problema em bebês é mais simples do que em crianças crescidas.

No mês de junho deste ano, o Senado aprovou projeto de lei que determina que o Teste da linguinha seja obrigatório em todas as maternidades e hospitais do país. Agora, a proposta aguarda a sanção presidencial para começar ou não a valer.



Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Como tratar?

O tratamento da língua presa consiste em remoção do freio da língua. O procedimento é simples e feito com anestesia local – muitas vezes não exige pontos cirúrgicos e a criança volta imediatamente para casa.

Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*