Como trocar a fralda do bebê corretamente

You are currently viewing Como trocar a fralda do bebê corretamente

Muitos pais e mães encontram certa dificuldade no início, mas não escapam de aprender a trocar fraldas. Nos primeiros meses de vida, esta será uma atividade muito recorrente, várias vezes ao dia.

O importante é deixar o bebê sempre sequinho e confortável. Veja a seguir algumas dicas para tornar tudo mais fácil:

Dicas para trocar a fralda

Mesmo não tendo experiência, vale utilizar o bom senso na hora da troca. Os materiais necessários, além da fralda, são pomada para assadura e lenços umedecidos ou pano limpo e água morna.

Sobre um pano, tire a fralda do bebê. Limpe-o com os lenços umedecidos ou pano e água morna. Seque-o também. Em seguida passe a pomada contra assadura e coloque a fralda limpa, como indicado na embalagem.

Sempre limpe meninos e meninas de baixo para cima, contribuindo para a higiene.

Leia ainda:  Alimentos Que Causam Cólica No Bebê

Assaduras

As assaduras são muito comuns, e infelizmente os bebês estão muito suscetíveis devido ao contato com a urina, a enzimas intestinais presentes nas fezes, amônia existente em urina e fezes e fraldas pouco confortáveis e adaptadas aos pequenos.
Além da pomada para assaduras, trocar as fraldas com frequência e deixar o bebê por um tempo sem elas todos os dias ajuda muito.

Aprenda a trocar a fralda do bebê com esse passo a passo (foto: Divulgação)
Aprenda a trocar a fralda do bebê com esse passo a passo (foto: Divulgação)

Quantas trocas e quando fazê-las?

Os bebês recém-nascidos podem realizar de oito a dez trocas diárias. O alto número significa que seu organismo está funcionando corretamente. Com o avançar dos meses, este número vai diminuindo.

Se você optar por fraldas de pano ao invés das descartáveis, lembre-se que elas são menos absorventes, e devem ser trocadas ainda mais vezes ao dia.

É importante que os pais estejam sempre atentos, e observem a fralda do bebê de tempo em tempo para verificar se está tudo em ordem. Quando o bebê precisar ser trocado ele pode ainda dar sinais, como choro e irritação.

Confira algumas dicas com esse passo a passo especial:

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta