Como saber se seu bebe está obeso

As estatísticas mostram que a obesidade cresce entre os bebês, o que assusta. A obesidade pode causar vários riscos ao bebê, e inclusive levar à diabetes. Neste processo, alguns quilinhos a mais já podem ser perigosos. Mas, por que crianças tão pequenas desenvolvem o problema? Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto, já que o papel dos pais é fundamental:

Como evitar a obesidade?

Para evitar a obesidade, os pais precisam prestar mais atenção em seus filhos e repensar os hábitos a que estão condicionando os pequenos. A criança precisa fazer todas as refeições diárias nos mesmos horários, regularmente. Também precisa ter uma boa noite de sono, complementada com sonecas durante o dia – é importante que o bebê durma o número de horas diárias adequadas para sua idade. Quando o bebê ingressar na escolinha, avaliar se a alimentação oferecida é saudável e se a prática de exercícios é incentivada. A amamentação é ponto fundamental. Até os seis meses de vida, o leite materno deve ser o único alimento oferecido ao bebê – até essa idade, o leite materno supre todas as necessidades nutricionais do pequeno. Depois disso, sua alimentação precisa ser equilibrada e balanceada. Consulte o pediatra sobre o que deve ser dado e o que deve ser evitado.

Leia ainda: Ideias para guardar lembranças do seu bebê

Sugando e gastando energia

A ação de sugar o leite materno já é benéfica ao bebê. Além de estimular músculos, promove um gasto energético importante para que o bebê mantenha-se no peso ideal.

Foto: arquivo.medplan.

Foto: arquivo.medplan.

A proteção do leite materno

Pesquisas recentes realizadas nos Estados Unidos comprovaram que o leite materno oferece proteção ao bebê contra a obesidade. Para perceber a importância do leite materno, para cada mês de aleitamento materno, a criança tem 4% menos chances de desenvolver a obesidade.