Como aliviar a tosse do bebê

A tosse do bebê pode ter inúmeras causas e, para cada uma delas, existe uma solução mais adequada. O fato é que os pais ficam com o coração apertado ao verem seus bebês sofrendo com a tosse. Por isso, trazemos a seguir algumas dicas importantes para você ajudar seu pequeno a se sentir melhor:

Por que o bebê está tossindo?

Como dissemos acima, a tosse do bebê pode ter inúmeras motivações. Dentre as causas pode estar resfriado, bronquite, coqueluche, asma, alergias, pneumonia, laringite, objetos inalados ou engolidos e refluxo.

Soro

A tosse pode aparecer juntamente com o nariz entupido, sem catarro, apenas escorrendo. Neste caso, o soro fisiológico pode ajudar bastante.

Leia ainda: Fralda de pano ou descartável, como escolher?

Foto: robertocooper.

Foto: robertocooper.

Inalação

Em caso de falta de ar, respirar um pouco de ar fresco e corrente pode fazer bem. Se o bebê acordar durante a noite tossindo, a inalação é uma boa solução.

Receita caseira

Algumas receitas caseiras podem ser ótimas para aliviar a tosse. De maneira geral, os xaropes feitos com mel são muito eficazes. O mel acalma as mucosas que ficaram irritadas com a tosse. O açúcar existente no mel ajuda a acalmar o bebê.

Não à auto-medicação

Não medique seu bebê por conta própria. A recomendação é que crianças com menos de dois anos não tomem qualquer medicamento para tosse ou resfriado sem receita médica. É porque alguns remédios existentes no mercado podem ser ineficazes ou ainda apresentar risco ao pequeno.

Procurando um médico

Se você utilizar os métodos citados e seu bebê continuar tossindo depois de uma semana, procure um médico. Você deve fazer isso o quanto antes se o criança tiver menos de três meses, apresentar febre, machinhas pelo corpo, chiado ao tossir, dificuldade para respirar. Não hesite também se seu filho tiver alguma doença crônica, principalmente cardíaca ou pulmonar.


  • Add Your Comment