Como preparar o banho do bebê

Muitas mães, principalmente as de primeira viagem, se sentem inseguras na hora de dar banho em seus bebês. Será que a água está na temperatura adequada? Como segurar a criança adequadamente? Quanto tempo deve durar o banho? Veja a seguir a resposta para estas e outras dúvidas:

O banho nos bebês

Os bebês, mesmo os recém-nascidos, devem tomar banhos todos os dias. Além de promover a higiene, este costuma ser um momento bastante agradável e relaxante para os pequenos. Nos primeiros meses os banhos devem ser rápidos para que a criança não sinta frio. Depois, a duração pode aumentar um pouquinho mais – você vai perceber que seu bebê estará cada vez mais à vontade no banho.

Não existe um horário fixo para dar o banho, mas deve-se evitar os horários mais frios do dia. Ao final da tarde os bebês costumam ficar bastante relaxados após o banho, que cria um clima propício para o sono que virá em seguida.

Leia ainda: Hormônio de crescimento para bebês prematuros

Separe tudo o que você vai precisar

Antes de começar o banho, é necessário ter por perto tudo o que você vai precisar: toalha, fralda, pomada, roupa, haste flexível, pente de cabelo.

Prepare também a banheira – lave-a antes de usar –, o sabonete neutro e a água, que deve ser morna – entre 37ºC e 38ºC. Coloque na banheira primeiro a água fria e depois vá colocando a quente. Para saber se está adequada, faça o teste com sua mão ou use termômetro adequado. O nível da água deve ser o mesmo do umbigo do bebê.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Começando o ritual

Comece lavando o rosto, a cabeça, os braços, tronco, costas e pernas do bebê. Por último lave as partes íntimas. A cabeça da criança deve sempre ficar elevada para evitar que ela beba água.