Como manter o peso ideal durante a gestação?

Durante a gestação, é normal que a mulher ganhe alguns quilinhos. Eles são resultado do crescimento do bebê no útero materno e de muitas outras mudanças que preparam o organismo feminino para abrigar um novo ser, como reservas de gordura, aumento da quantidade de sangue, líquido amniótico, dentre outros.

Quanto é saudável engordar?

Apesar de ser normal e natural engordar durante a gestação, o ganho excessivo de peso pode provocar riscos à saúde da gestante e de seu bebê. Os médicos indicam que é recomendado engordar de oito a 13 quilos ao longo dos nove meses.

Leia ainda: Qual a idade certa para ter o primeiro bebê?

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Mantendo o equilíbrio da balança

Mas, como manter o peso ideal durante a gestação? Pode parecer uma tarefa difícil, mas não é. As dicas para não engordar mais do que se deve são simples:

  • A mulher vai naturalmente comer um pouco mais na gravidez, mas isso não deve significar comer por dois. É preciso tomar cuidado para não exagerar e comer demais. O aumento do consumo energético diário deve ser de até 300 calorias;

  • Controle seu peso a cada mês e “permita-se” engordar um quilo por mês até a chegada do nono mês;

  • Não fique longos períodos de tempo sem comer. Tente se alimentar de três em três horas para não comer em excesso de uma só vez;

  • Abuse do consumo de água, que além de hidratar ajuda a eliminar a gordura e a controlar o peso;

  • Faça exercícios leves, como a caminhada. Uma rotina de exercícios contribui para a manutenção do peso e traz inúmeros outros benefícios à saúde da futura mãe e de seu bebê.

Nada de dietas durante a gestação

Se cuidar para não engordar demais é uma coisa, fazer dieta é outra. Durante a gestação, qualquer tipo de dieta é proibida pois a restrição de calorias e nutrientes pode prejudicar o desenvolvimento saudável do bebê.


  • Add Your Comment

    *