Como instalar a cadeirinha do bebê no carro

A necessidade da cadeirinha do bebê nos carros vai muito além da obrigatoriedade da legislação: o equipamento permite que as crianças sejam transportadas com toda a segurança necessária. Por isso, é fundamental saber como realizar a instalação corretamente. Se seu bebê está a caminho, você não pode deixar de ler estas dicas:

A compra da cadeirinha

O cuidado com a segurança do bebê nos automóveis começa com a escolha da cadeirinha. A primeira coisa que os pais devem verificar é se o equipamento possui o selo do Inmetro, o que é obrigatório. Em seguida, é necessário verificar o tamanho da cadeirinha em comparação com a idade de criança, seu peso e altura. Os fabricantes fazem todos estes apontamentos e recomendações, portanto leia atentamente os manuais e etiquetas.

Leia ainda: Dicas de viagem para gravidas

Indicação

A cadeirinha é indicada para crianças om idade de 1 a 4 anos e peso entre 9 e 18 kg.

Foto: carros.ig.

Foto: carros.ig.

A instalação

Seguindo as dicas mostradas acima, os pais não vão encontrar maiores dificuldades para encontrar a cadeirinha ideal – o mercado oferece vários modelos, de diversas marcas, para todos os bolsos e gostos. No entanto, o mesmo não pode ser dito para a instalação, que pode provocar muitas dúvidas.

Como fazer?

A cadeirinha deve ser colocada virada para a frente. As tiras da cadeira, que vão presas ao bebê, devem ficar por cima dos ombros e estarem a uma pequena distância do corpo das crianças – cerca de um dedo. Na instalação, o cinto de segurança do carro deve passar pelos locais indicados na cadeirinha para prendê-la. Vale lembrar que o cinto em questão é o de três pontos. O local mais indicado é o centro do banco traseiro, porém são poucos os carros que possuem esse tipo de cinto nos assentos da parte de trás.

Vídeo com dicas para instalar a cadeirinha no bebê no carro corretamente: