Como limpar o ouvido do bebê

You are currently viewing Como limpar o ouvido do bebê
Foto: Divulgação.

A limpeza do ouvido do bebê é fundamental para prevenir problemas como as dores de ouvido e ainda para garantir o pleno desenvolvimento auditivo da criança. No entanto, os pequenos ainda possuem essa região muito frágil e sensível, sendo necessário realizar a limpeza de maneira adequada. Veja a seguir como cuidar direitinho de seu filho:

De que maneira a limpeza deve ser feita?

Como a região é ainda muito sensível, não exige uma limpeza profunda, mesmo que o bebê apresente grande quantidade de cera. Ela é necessária para a proteção do ouvido da criança, afastando inclusive infecções de ouvido, as chamadas otites, muito comuns durante a infância.

A limpeza do ouvido do bebê deve ser feita com gaze ou toalha umedecida, que deve ser passada por toda a parte exterior do ouvido, inclusive suas pregas e a parte de traz das orelhas. Não force a toalha ou a gaze dentro do ouvido do bebê. O excesso de cera tende sair naturalmente.

Leia ainda: Como ganhar dinheiro durante a gravidez?

Hastes flexíveis

Nos primeiros meses do bebê, as hastes flexíveis não são recomendadas, uma fez que elas são maiores do que os canais do ouvido do bebê e podem provocar ferimento. Conforme o bebê vai crescendo, elas podem ser utilizadas, mas s limpeza deve sempre ser feita por um adulto. Depois, as hastes devem ser descartadas corretamente, para que a criança não tenha acesso a elas – elas podem ser causa da perfuração do tímpano.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Outros cuidados com os ouvidos

Para evitar otites, alguns outros cuidados devem ser tomados pelos pais quando o assunto são os ouvidos dos bebês. Depois do banho, é necessário secá-los bem e protegê-los de correntes de vento e ar gelado, principalmente no inverno. A dica é colocar gorro no bebê toda vez que for sair.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 2 comentários

  1. Viviane

    Muito boa essas dicas .!!! Tirei várias dúvidas

  2. juliana camargo

    muito bom

Deixe uma resposta