11 dicas para amenizar o calor da gravidez no verão

You are currently viewing 11 dicas para amenizar o calor da gravidez no verão
Foto: Ebe

Com algumas medidas simples é possível passar pela época mais quente do ano sem sofrer com o calor. Selecionamos 11 dicas para amenizar o calor da gravidez no verão.  

As altas temperaturas do verão trazem consigo alguns incômodos para as futuras mamães. Inchaço nas mãos e pernas, queda de pressão e suor excessivo são as principais queixas de muitas mulheres.

Durante a gravidez, a temperatura do corpo da mulher se eleva, pois há um aumento dos níveis de estrogênio (hormônio responsável pelo controle da ovulação e desenvolvimento de características femininas), o que provoca a dilatação dos vasos sanguíneos. (Tudo sobre dilatação na gravidez – Sintomas e quando começa?).

“Essa sensação de calor durante a gestação pode ser ainda mais intenso no terceiro trimestre devido ao aumento de peso e o esforço para carregar a barriga”, explica a médica Maria Fernanda Truffa.

É importante que a grávida se mantenha com o corpo fresco para evitar sintomas como: exaustão, tontura e até desidratação. Sendo assim, alguns cuidados podem ajudá-la nos dias mais quentes.

Foto: Ebe
Foto: Ebe

11 dicas para amenizar o calor da gravidez no verão

1- Alimente-se adequadamente (saladas, frutas e carne magra) e evite sal, frituras e doces. Nunca fique mais de três horas sem se alimentar para evitar desmaios; (Alimentação ideal durante a gestação).

2- Evite sair de casa em horários em que o sol estiver mais forte. Dar preferência para a manhã ou fim de tarde;

3- Beba bastante água e sucos naturais para evitar a desidratação;

4- Use roupas mais leves e de cores claras;

5- Coloque uma toalha umedecida no pescoço para aliviar o calor;

6- Realize exercícios físicos na água ou na sombra;

7- Borrife um pouco de água no rosto para dar uma refrescada;

8- Tome banhos frios ou mornos;

9- Molhe os pulsos ou coloque os pés em uma bacia com água fria;

10- Evite tomar sol, pois ele faz com que o calor se acumule no organismo. Caso vá para a piscina ou praia, use sempre um chapéu para proteger a cabeça;

11- Sempre que possível, use um ventilador ou ar condicionado, principalmente para dormir. Porém, cuidados com as mudanças bruscas de temperatura.

calor na gravidez
Foto: Centerforspinaldisorders

De acordo com Maria Fernanda, existem outros meios de reduzir o inchaço causado pelo excesso de calor. Dormir com as pernas um pouco elevadas e realizar sessões de drenagem linfática são alguns deles.

Vale ressaltar que durante a gestação podem aparecer melasmas, manchas na pele que são acentuadas pela exposição ao sol e só saem com tratamentos estéticos mais avançados. Por isso, é importante o uso de protetor solar para cobrir todas as áreas expostas.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta