Qual idade para começar a ler para o bebê?

Que os bebês começam a ouvir os sons externos ainda dentro da barriga da mãe, todo mundo sabe. Mas, quando começar a contar histórias para eles? A resposta é já. Veja só:

Quando começar a ler para o bebê?

Muitas pesquisas já comprovaram que a leitura faz bem para o bebê. O que pode ser novidade é que não há uma idade determinada ou correta para que os pais comecem a ler ou contar histórias para as crianças. Isso pode ser feito desde o início, quando ele o pequeno ainda tem poucos dias.

Os bebês começam a entender o enredo das histórias apenas por volta dos 12 meses, mas como antes mesmo de virem ao mundo já conseguem distinguir vozes, a leitura pode ser uma ferramenta importante para estreitar os laços.

 Leia ainda: Dicas para fazer o bebê dormir a noite interira

Benefícios da leitura para os bebês

A leitura de fato fortalece o vínculo entre os pais e o bebê, que sente o carinho e a presença deles. Ao ouvir as vozes durante a infância, a criança vai aprendendo a distinguir emoções – quando os pais estão felizes ou bravos, por exemplo –, e isso tudo vai ajudá-la a se relacionar com o mundo quando crescer um pouquinho. O bebê tem ainda a imaginação aguçada e o desenvolvimento da fala estimulada.

A leitura tem ainda o poder de acalmar e fazer o bebê pegar no sono tranquilamente. Se a história for engraçada, ele pode ainda começar a dar as primeiras gargalhadas.

Filhos aprendem com os pais

Outro benefício importante da leitura para os pequenos é o exemplo que os pais passam para os filhos. Crianças que cultivam o hábito da leitura tiveram o incentivo dos pais ou com certeza os viram lendo.

Comece com histórias leves e curtas

Se o bebê for pequeno, as histórias devem ser leves e não muito demoradas. Conforme o bebê vai crescendo, os pais podem acrescentar personagens e prolongar um pouco os enredos.