Como ensinar o bebê a usar o troninho ou vaso

O processo de ensinar a criança a usar o troninho pode ser simples e rápido ou pode levar alguns meses. É importante que os pais tenham paciência e não forcem nada, respeitando o tempo das crianças.

Sinais de que a criança está pronta para deixar as fraldas

Quando está pronta para abandonar as fraldas, a criança dá alguns sinais que devem ser percebidos pelos adultos. Isso acontece por volta dos 18 meses de idade. A partir daí, o bebê já conseguir dar seus primeiros passos, já vai conseguir expressar o que quer e o que está sentindo e ainda o que dizem os adultos. Alguns dos sinais dados pelos pequenos são aprender a dizer o que não querem ou não estão com vontade, imitação dos pais – inclusive em relação ao uso do troninho – e começar a fazer as necessidades sempre nos mesmos horários e avisar aos pais sobre isso. Algumas crianças também começam a rejeitar o uso da fralda.

Leia ainda: Perigos do sal durante a gestação

Compre o troninho ou fale sobre o vaso

Se você perceber que seu filho não se sente à vontade para usar o vaso – ele pode ter medo de cair – compre um troninho ou penico, assim ele estará mais próximo do chão. Explique para que serve e deixe-o por perto para que a criança se familiarize. Incentive-a a sentar para experimentá-lo mesmo que de roupa. O penico não precisa necessariamente ficar dentro do banheiro, você pode colocá-lo inicialmente onde o bebê se sentir melhor, seja na sala de brinquedos ou no jardim. Mas lembre-se que ele deve estar sempre à disposição.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Incentive o uso

Depois destas etapas, incentive a criança a começar a usar o penico. Deixe-a sentadinha lá quando estiver com vontade de ir ao banheiro, isso vai deixá-la ainda mais confortável e acostumá-la a tirar a roupa quando quiser fazer suas necessidades.

Toda vez que a criança fizer as fezes na fralda, coloque-as no penico para reforçar a ideia.

Elogie os acertos

Seja paciente e ao invés de ressaltar os erros, elogie os acertos do bebê. Com o tempo a criança vai aprender e se acostumar a usar o penico.