Como descobrir o gênero do bebê no início da gestação?

Descobrir o gênero do bebê é algo que causa ansiedade nas mulheres. Elas querem logo descobrir se será menino ou menina para pensar nas opções de nomes e começar a comprar as peças que vão compor o enxoval.

Os avanços recentes da medicina possibilitam descobertas como esta cada vez mais cedo.

Veja só como descobrir se é menino ou menina ainda no início da gestação:

Sexagem Fetal

Sexagem fetal é o nome do exame que possibilita a descoberta do gênero do bebê muito antes do que o casal poderia imaginar.

Ao contrário do exame de ultrasson, que permite a revelação apenas a partir da 15ª semana, a sexagem fetal pode transmitir esta informação a partir da 9ª semana de gestação.

 Leia ainda: Riscos da gravidez para mulheres magras demais

Como é feito o exame?

A sexagem fetal é um exame bastante simples. Ele é feito a partir da coleta de 20 ml de sangue da gestante.

Durante a gravidez, uma quantidade pequena de células fetais passa para o sangue materno por meio da placenta, o que permite descobrir o gênero do bebê.

Por meio da análise do material colhido, os profissionais buscam detectar a presença de cromossomo Y, que caracteriza a presença de um menino no útero da mulher. Se houver apenas cromossomo X na amostra, o mesmo da mãe, é porque ela espera uma menina.

Percentual de acerto

O exame possui 99% de percentual de acerto quando realizado a partir da 9ª semana de gestação. É possível realizá-lo antes, mas as chances de acerto caem.

O resultado do exame é obtido após 7 a 9 dias e já está sendo feito desde os anos 2000 nos principais laboratórios do país.

Preparação para o exame

Não existe nenhuma preparação especifica para a realização do exame – a mulher sequer precisa ficam em jejum. Apenas o sangue da mãe é extraído em um procedimento normal, como qualquer outra coleta de sangue – não há qualquer risco.

Valor

O valor do exame varia de R$ 300 a R$ 500.