Como dar medicamento ao bebê corretamente

As crianças geralmente dão trabalho na hora de tomar remédio: a maioria recusa, outras reclamam do gosto, outras ainda choram e fazem manha.

Os medicamentos podem realmente ter gosto pouco agradável, mas quando são receitados é porque é necessário que sejam ministrados e ingeridos, pois o que está em jogo é a saúde do bebê.

Sendo assim, não hesite quando ele se recusar a tomar o remédio, lembre-se que é o melhor e tenha paciência. Não se esqueça também de fazer tudo com carinho, fundamental para que os pequenos não peguem “aversão” pelo ato de tomar remédio.

Mas não se desespere, existem algumas dicas para tornar tudo mais fácil, e elas serão compartilhadas abaixo:

Leia ainda: Decoração para chá de bebê de menino

Dicas para que o bebê tome remédio mais facilmente

  • posicione o bebê em um ângulo de 45 graus, o que diminui a chance de ele engasgar;
  • quando o remédio for líquido, coloque-o pela lateral da boca já no meio da língua para não causar ânsia;
  • se o remédio for em comprimido, posicione-o na parte de traz da língua;
  • tende disfarçar o sabor forte dos remédios ministrando-o com líquidos como sucos e iogurtes. Você pode colocá-lo também em meio a doces como pudim, doce de leite e gelatina – dica válida para crianças com mais de dois anos;
  • se você optar por dissolver o remédio em algum líquido, certifique-se de que a criança tomou tudo e de que nada ficou no fundo do copo;
  • não negocie com a criança o fato de ela poder tomar ou não o remédio, pois isso independe da vontade.

Alternativas

Se seu filho não quiser tomar o remédio receitado, converse com o médico e com o farmacêutico sobre alternativas. Muitas vezes existem medicamentos genéricos que possuem gosto mais agradável, que são menores, em gotas ou que podem ser ministrados em menor frequência.