Teste de Apgar no bebê, o que é?

Você já ouviu falar no teste Apgar? Pois ele provavelmente será o primeiro teste a que seu bebê será submetido, já que é realizado logo nos primeiros dias. Ele é de fundamental importância para a avaliação do bebê: serve para verificar seu estado geral de saúde. Às vezes, o bebê pode estar aparentemente bem mas apresentar algum problema que não pode ser visto. É aí que entra o teste, para tranquilizar pais e médicos. Veja a seguir tudo o que você precisa saber:

O teste Apgar

O teste Apgar foi criado em 1952 pela anestesista Virginia Apgar com o objetivo de avaliar, de forma rápida, fácil e eficiente, cinco importantes indicadores da saúde de um recém-nascido: os batimentos cardíacos, a respiração, o tônus muscular, os reflexos e a cor da pele. Com este teste, é possível identificar quais são os cuidados médicos que a criança necessita logo em seus primeiros momentos de vida. Vale ressaltar que o teste é totalmente indolor e rápido.

Apesar da importância do teste, o bebê será submetido a outros exames mais profundos e precisos depois de suas primeiras horas de vida.

Leia ainda: Nomes para bebês meninos que estão na moda

Foto: biramar.

Foto: biramar.

Como o teste é feito?

Para cada um dos indicadores é data uma nota de 0 a 2. Ao final, os resultados são somados. Quanto maior a soma obtida, melhores foram as respostas do bebê – mas não se preocupe: é normal que os bebês não tenham nota máxima em todas as variáveis.

O significado do resultado do exame para o futuro do bebê

O teste Apgar serve para avaliar apenas a condição do bebê no momento seguinte a seu nascimento. Por meio dele não é possível dizer se a criança será saudável ou se terá algum problema futuro na evolução de sua saúde. Assim, bebês que tiveram nota baixa no Apgar podem se desenvolver naturalmente e nunca apresentarem sérios problemas de saúde.

Avalie esta matéria!

  • Adicione um comentário

    *