Search

Como cuidar da obesidade na gestação

A obesidade pode ser um fator que dificulta ou impede uma mulher de engravidar. De acordo com pesquisas, cerca de 30% das mulheres em idade fértil apresenta obesidade.

Se os quilinhos a mais já são considerados vilões para a saúde, a obesidade pode adiar o sonho de uma mulher de tornar-se mãe. Veja a seguir como ocorre esta influência e como evitar que este problema atrapalhe as tentativas do casal para engravidar:

Como a obesidade pode dificultar a gravidez?

A obesidade interfere diretamente nos ovários. O acumulo de gordura corporal altera o processo natural de produção de hormônios, o que é indispensável para o desenvolvimento saudável dos óvulos, e consequentemente da fertilidade feminina. Um dos hormônios mais afetados pela alteração na balança é a insulina, o que pode causar a Síndrome dos Ovários Policísticos, associada a ciclos menstruais desregulados, diminuição ou pausa da ovulação e aumento de outros hormônios no corpo, o que diminui as chances da gestação.

O estrógeno também é bastante afetado pelo aumento do peso feminino. Este hormônio tem papel fundamental na regulação da ovulação, já que é responsável pela liberação do hormônio luteinizante (LH) e do hormônio folículo estimulante (FSH),indispensáveis para o desenvolvimento dos óvulos.

 Leia ainda: Melhores cosméticos para usar na gestação

   

Problemas para gravidas obesas

Quando uma mulher obesa engravida, os riscos de desenvolvimento de diabetes gestacional aumentam muito. Além disso, abortos, partos prematuros e bebês com grande concentração de gordura corporal são outros resultados. A mãe pode ainda sofrer de complicações no parto, hemorragias e infecções.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

tabela ganho de peso gravidez

A tabela mostra uma média de quanto uma grávida engorda durante a gravidez (foto: divulgação)

Estudos comprovam dificuldade de engravidar

A revista Human Reproduction publicou um estudo que mostra que mulheres obesas demoram três vezes mais tempo para engravidar em um ano em comparação com mulheres com peso ideal.



Como reverter o quadro?

A mulher acima do peso que busca engravidar deve consultar um médico para que suas condições sejam melhor avaliadas. Alimentação saudável e equilibrada aliada a exercícios físicos são altamente indicados.

 

Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*