Como ajudar a desenvolver a musculatura do bebê

O desenvolvimento da musculatura do bebê ajuda na consciência do próprio corpo, no equilíbrio e na agilidade. Veja a seguir como ajudar seu bebê e como promover o desenvolvimento da musculatura de várias partes de seu corpo:

Musculatura labial

O fortalecimento da musculatura labial é importante para a fala do bebê. Durante a amamentação, com a sucção do leite, esse fortalecimento já acontece naturalmente. Quando for oferecer a mamadeira ao bebê, prefira aquelas com bico ortodôntico, que se assemelham ao formato do seio materno, garantindo o fortalecimento dos músculos dos lábios por mais tempo.

 Leia ainda: Como escolher as cortinas do quarto do bebê

Pescoço

Quando o bebê tem os músculos de seu pescoço fortalecidos, ele começa a se sentir seguro para outras atividades, como sentar. Logo nos primeiros meses, coloque o bebê cerca de duas vezes por dia deitado de barriga para baixo com a cabecinha apoiada em superfície lisa e firme.

Foto: blogdomnet.com.

Foto: blogdomnet.com.

Menos colo da mamãe

Quando o bebê começa a se movimentar mais, o que acontece por volta dos seis meses, é necessário que ele comece a passar mais tempo longe do colo de sua mãe, o que vai permitir que explore seus movimentos e faça novas tentativas. Bebês que passam muito tempo no colo tem musculatura menos fortalecida, dizem as pesquisas.

Coordenação motora

Ajude seu filho a ganhar coordenação motora com vários ritmos de música. Estimule-o para que bata palmas seguindo as batidas da música. Isso deve ser feito a partir do sétimo mês. Aproveite para cantar e se divertir com seu bebê.

Desenhar

Com um ano e dois meses, seu bebê já vai conseguir segurar o lápis e a desenhar. Ensine que ele não deve ultrapassar o limite da folha e desafie-o a criar e a fazer vários desenhos. Além de estimular a coordenação motora, você estimula também a noção de espaço e a imaginação do pequeno.