Como adaptar as crianças com o horário de verão?

You are currently viewing Como adaptar as crianças com o horário de verão?
Foto: gruporcn.

O horário de verão começou no último dia 19 de outubro e está valendo para os estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Bahia. Neles, o relógio foi atrasado em uma hora. Em vigor durante alguns meses, o objetivo é economizar energia elétrica.

Enquanto algumas pessoas adoram o horário de verão, outras não gostam nem um pouco e ficam ansiosas para que ele termine logo. Mas, se até mesmo os adultos sofrem com os efeitos da mudança de horário, o mesmo vale para as crianças. O que fazer, então, para ajudá-las?

Crianças cansadas

Com o horário de verão, a sensação é que o dia demora mais para acaber. Isso porque o sol brilha no céu por mais tempo. E, quando isso acontece, as crianças querem aproveitar a luz para brincar. Sendo assim, brincam e se divertem até mais tarde. Cheias de energia, se recusam a ir para a cama cedo e têm dificuldade para pegar no sono. O resultado? No dia seguinte encontram grande dificuldade para acordar e passam o dia, principalmente as primeiras horas da manhã, mais cansadas.

Leia ainda: É possível engravidar depois da abdominoplastia?

Foto: gruporcn.
Foto: gruporcn.

Confusão no horário biológico

A mudança no horário provoca confusão no horário biológico. Afinal, quando acordamos ainda está escuro e quando o relógio indica que já é noite, no céu ainda há claridade. Os primeiros dias após a mudança costumam ser assim.

Adaptando as crianças pequenas

As crianças com até quatro anos de idade se sentem mais cansadas, já que seu ciclo biológico não está adaptado a essa mudança. Para elas, o cansaço dura mais do que alguns dias, podendo chegar a durar até mesmo duas semanas. Como consequência, os pequenos ficam mais irritados.

O que fazer?

Segundo os pediatras, colocar a criança na cama uma hora mais cedo ajuda. Outra dica é deixar que os pequenos durmam um pouco a tarde para terem um dia mais descansado.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta