Charadas para caça ao ovo de Páscoa em família

Se divertir em família e planejar charadas para caça ao ovo de Páscoa é uma das tarefas para esta data especial. Os pais se reúnem com os familiares para tornar esse momento único e especial.

Na páscoa, o que as crianças mais esperam é o momento de comer chocolate. Mas, esse momento pode se tornar ainda mais divertido fazendo com que elas tenham que procurar pelos ovos, como se fosse uma caça ao tesouro perdido.

Dessa maneira, além de ficar muito mais divertido e interessante, é também um jeito de soltar a imaginação, criando charadas onde todos precisarão estar em sintonia para descobrir.

caça ao ovo de pascoa como fazer
Foto: @elaine_andradebarros_

Que tal fazer esta brincadeira esse ano? Confira neste post algumas sugestões.

15 Charadas para caça ao ovo de Páscoa em família 

As charadas para caça ao ovo de páscoa são feitas após todos os ovos estarem escondidos. Para não esquecer, a pessoa responsável por elas pode ter um papel com uma colinha em mão.

caça ao ovo de pascoa com enigma
Foto: @brincandocomheitor

Confira algumas sugestões de charadas simples e divertidas para fazer em família:

  1. O que é, o que é que te permite ver do outro lado da parede?

R: Janela.

  1. O que tem pés, mas não anda?

R: Cadeira.

  1. O que é o que é, é verde e fofinho?

R: Grama.

  1. Qual é o objeto que corre o dia todo dentro de casa e dorme em um canto qualquer?

R: Vassoura.

  1. O que é, o que é, trabalha muito e dá voltas sem nem sair do lugar?

R: Relógio.

  1. Para você chegar até aqui teve que me abrir e passar por mim, eu sou?

R: A porta.

  1. Pode estar frio ou calor, mas sempre estou geladinha. Quem eu sou?

R: A geladeira.

  1. Quando as luzes se apagam eu ainda ilumino o ambiente, eu sou o?

R: Abajur.

  1. O que é, o que é, mantém seu pé quentinho no inverno e cabe um ovo inteirinho?

R: Meias.

  1. Eu estou sempre com você e você só me pisa, quem eu sou?

R: O tapete.

  1. O que é, o que é, cabe água, roupa e ajuda na limpeza?

R: Balde.

  1. Eu aguento o calor do fogo e até o frio da geladeira, quem eu sou?

R: A panela.

  1. Eu falo, mas não tenho boca. Tenho orelhas, mas não escuto, quem eu sou?

R: O livro.

  1. O que é o que é, é rico em brinquedos e fica vazio o dia inteiro?

R: Porta-brinquedos.

  1. O que é, o que é, que a toda hora faz com que toda sujeira na sua roupinha vá embora?

R: Máquina de lavar. 

Como funciona a brincadeira de caça aos ovos de Páscoa? 

O objetivo principal da brincadeira de caça aos ovos de páscoa é se divertir com as crianças. Para isso, enquanto as crianças ainda estiverem dormindo, alguém precisa esconder os ovos de maneira estratégica que não fique muito fácil de ver, mas que também não seja impossível achar.

pegadinhas de coelho
Foto: @bonecas_da_ceci

Após elas acordarem, a ideia é dizer que o coelhinho passou por ali e deixou alguns ovos escondidos. Elas vão se empolgar e amar procurar por eles, com certeza.

E, as charadas para caça ao ovo de páscoa podem ajudar muito a deixar a brincadeira mais divertida. Se possível, pintar ovos de galinha cozidos também ajuda na brincadeira.

Nesta ideia, a dica é deixar uma cesta com os ovos de chocolate em um local específico e espalhar os ovos cozidos já coloridos pelos esconderijos para elas encontrarem.

Foto: @every.one.has.a.story

Essa é uma brincadeira muito tradicional nos Estados Unidos, mas, como é uma diversão garantida, trazê-la para a cultura brasileira é uma ótima ideia.

Dicas de locais para esconder os ovos pela casa 

Para quem tem casa com uma área externa grande e segura, os ovos de páscoa também podem ser escondidos por ali. Mas, dentro de casa também tem diversas opções como por exemplo, armários, gavetas e prateleiras de livros.

É importante escolher os esconderijos de acordo com a idade das crianças. Para crianças maiores de três anos pode prender fitas nos ovos e escondê-los embaixo de mesas, cadeiras, por exemplo.

Foto: @maenaestonia

Desligando o abajur, ele também pode se transformar em um local perfeito para esconder os ovos de páscoa. Uma dica perfeita para dificultar um pouco e deixar a brincadeira ainda melhor é camuflando os ovos, escondendo em lugares da mesma cor das embalagens dos ovos.

Caso haja muitas pessoas da família participando da brincadeira, dividir a turminha é a melhor opção. Assim, é possível colocar algumas crianças maiores com as menores e garantir mais a segurança delas.

Foto: @suelizattacastro

Optar por locais seguros também é fundamental e sempre acompanhar as crianças por onde elas forem para evitar algum acidente.

Quando fazer a charada de caça aos ovos? 

As charadas para caça ao ovo de páscoa devem ser feitas após um tempo que as crianças estiverem procurando. É importante dar um tempo a elas para que comecem a se animar.

brincadeiras para pascoa
Foto: @mi.brigaderia

Depois de um tempo em que elas não estiverem encontrando os ovos é hora de começar as charadas. Aí, cada uma vai correr para o lugar certo de acordo com a pista.

Para deixar mais interessante, o responsável pelas charadas pode dar dicas e dizer se elas estão perto de encontrar, como por exemplo, se estão quente ou frio, sendo o quente para perto de encontrar e o frio para longe. 

Crianças a partir de qual idade podem participar? 

O ideal é começar a fazer as charadas para caça ao ovo de páscoa com crianças acima de 3 anos de idade. Mas, é preciso levar em conta que, é necessário ter um espaço para uma pergunta simples para essa criança encontrar os ovinhos.

Foto: @vila_encantada

Normalmente, essas brincadeiras são feitas para crianças de até 9 ou 10 anos de idade, mas não há limites, pois até mesmo adultos com uma criança dentro de si pode participar, sempre respeitando o espaço para as crianças menores.

caçada aos ovinhos de pascoa
Foto: @joyceannegranger

O mais importante é que as charadas para caça ao ovo de páscoa seja um momento de diversão em família. Com isso, vale lembrar que as brincadeiras precisam ser estratégicas para que nenhuma criança fique sem encontrar os ovos.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário