Cardápio ideal de café da manhã para grávidas

O café da manhã é a refeição mais importante do dia para todas as pessoas, de todas as idades. É nesse momento que o corpo mais precisa de nutrientes para dar conta de um dia ativo, intenso e, muitas vezes, estressante.

Para uma mulher grávida, a importância de um café da manhã saudável e balanceado fica ainda maior. Por isso nem pense em pular essa refeição. Mas esqueça aquela história de “comer por dois”. O que você precisa é de uma alimentação rica em nutrientes para o seu bebê crescer saudável e você ter energia para passar por esses nove meses sem contratempos.

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Doces, frituras e alimentos pobres em nutrientes devem ser evitados. Se a tentação for grande, ao menos consuma-os com moderação. A preferência sempre deve ser por alimentos naturais e sem conservantes. Caso seja possível, dê preferência para alimentos orgânicos, produzidos sem o uso de agrotóxicos.

No primeiro trimestre de gravidez, quando muitas gestantes sofrem com náuseas e enjoos, é normal que a mulher perca peso. Por isso, se algum alimento desencadeia esses mal-estares, evite-os e substitua-os, se necessário.

Alimentos recomendados
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Foto: babymed

Foto: babymed

Frutas, leite e carboidratos não podem faltar no café da manhã da futura mamãe. No caso dos carboidratos, dê preferência a pães ou biscoitos integrais, e lance mão de cereais como aveia e granola. Além disso, os grãos são fonte de ferro, vitamina B, fibras e ácido fólico – fundamental no início da gestação.

As frutas são fundamentais na dieta da mulher grávida.

Além de todas as vitaminas disponíveis, como a A e a C, encontradas no mamão e na laranja, por exemplo, esses alimentos contém fibras, o que ajuda a prevenir hemorroidas e constipações, problemas comuns na gestação.

O café da manhã também deve incluir proteínas, como leite, iogurte e queijos magros. Além disso, os laticínios são uma importante fonte de cálcio, que auxiliam o desenvolvimento dos ossos e dos dentes do bebê, e até mesmo dos músculos e do coração do seu filho. Outra importante fonte de proteínas é o ovo. Então que tal uma deliciosa omelete com queijo, peito de peru ou até mesmo com um vegetal?

O café da manhã de uma grávida não precisa ser sem graça. Ele pode ser um prazer, assim como as demais refeições do dia. Basta usar a criatividade, fazer a sua combinação preferida e você terá uma primeira refeição do dia deliciosa e nutritiva. E o seu bebê agradece!