Benefícios do parto normal para o bebê

A maioria das pessoas é unanime em dizer que o parto normal é muito melhor, tanto para mãe quanto para bebê. Mas afinal, quais são seus benefícios?

Veja a seguir todos os prós para fazer com segurança a melhor escolha para você e seu filho:

Momento certo

No parto normal, pode se dizer que o bebê escolhe quando e onde vai nascer. Ele vem ao mundo quando de fato já está totalmente pronto e formado para encará-lo. Já na cesária, a mãe marca a data previamente com seu médico.

Nascendo naturalmente, o corpo da mulher comprime o do bebê, fazendo com que o líquido amniótico seja liberado, deixando as vias aéreas do pequeno prontas para funcionar. Assim, ele já nasce respirando.

 Leia ainda: Bebê com alergia ao leite

Relação mãe e bebê

No parto normal, assim que o bebê nasce ele já pode ser colocado nos braços de sua mãe, sentindo-se acolhido e protegido. Este primeiro contato é muito importante para o desenvolvimento e estreitamento de laços.

Leite materno

Quando o parto é normal, o próprio corpo da mulher libera uma “mensagem” avisando que chegou o momento do nascimento, o que faz com que a produção de leite se acelere. Assim, as mulheres já podem amamentar seus bebês logo em seus primeiros dias de vida. Na cesárea, o leite demora mais ou menos cinco dias para ser liberado.

Recuperação rápida

Após a cesárea, o corpo da mulher precisa de apenas 48 horas para se restabelecer, e este é o tempo que ela demora para receber alta do hospital e começar a cuidar de seu filho, sem sentir dores.

Já na cesárea, a alta vem com 60 ou 72 horas, e depois de chegar em casa a mulher precisa passar de 30 a 40 dias descansando, o tempo necessário para que seu corte e pontos cicatrizem. Além disso, ela pode sentir dor e não conseguir cuidar 100% de seu bebê.


  • Add Your Comment

    *