Benefícios do ômega 3 para desenvolvimento do bebê

You are currently viewing Benefícios do ômega 3 para desenvolvimento do bebê

Os benefícios do ômega 3 já são conhecidos pela maioria das pessoas nos adultos. Agora, estudos científicos mostram que ele também oferece benefícios ao desenvolvimento dos bebês e que, para isso, quanto antes começar a ser ingerido, melhor. Mas, no que exatamente ele contribui para as crianças? Em que alimentos pode ser encontrado? Como deve ser consumido? Veja esta e outras informações importantes a seguir:

Ômega 3

O ômega 3 é classificado como um ácido graxo – um tipo de gordura boa. Ele é chamado de essencial pois não pode ser produzido pelo corpo humano, e sim naturalmente encontrado em alguns alimentos.

Leia ainda: Dicas para cuidar das roupas do bebê

Alimentos ricos em ômega 3

Alguns dos alimentos que possuem altas concentrações de ômega 3 são peixes de água fria como salmão, sardinha, atum, cação e bacalhau, óleo e sementes de linhaça, óleos de soja, milho, canola e girassol, chia, azeite de oliva extra virgem, brócolis, rúcula, espinafre, couve, nozes.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Benefícios para as crianças

O ômega 3 contribui para o pleno crescimento cerebral das crianças, além da formação imunológica e da visão. O ácido graxo é ainda fundamental para o desenvolvimento das funções emocionais, cognitivas e capacidade de aprendizado. Os pequenos precisam de ácidos graxos pois o crescimento rápido exige que ele esteja presente para que tudo se dê corretamente.

Pesquisas indicaram ainda que o ômega 3 contribui para a formação do sistema nervoso central, e consequentemente de fatores comportamentais.

Durante os primeiros meses de vida, a alimentação do bebê deve ser feita exclusivamente pelo leite materno, que possui todos os nutrientes que a criança precisa nesta fase da vida. Com a introdução de alimentos sólidos, os pais já podem começar a oferecer alimentos ricos em ômega 3 a seus filhos. Nas papinhas, por exemplo, bata no liquidificados porções de brócolis, espinafre, rúcula, couve.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário