Bebê que transpira muito quando dorme, é normal?

É normal bebê que transpira muito quando dorme? Se você se incomoda em ver seu bebê suadinho durante o sono, continue lendo esse artigo e descubra as possíveis causas desse suor.

A hiperhidrose ou a sudorese – transpiração excessiva – ocorre quando uma pessoa é submetida ao calor em excesso, a prática de exercícios físicos; ou ainda se ela é obesa, se está na menopausa ou se passa por momentos de estresse. Geralmente o suor é observado nas mãos, nos pés, nas axilas e no rosto.

Então, se um bebê sua muito é possível que ele tenha hiperhidrose? Não.

A transpiração é uma situação extremamente necessária para que o organismo do bebê controle a sua temperatura corporal. Em dias muito quentes eles sentem o mesmo calor que nós adultos e, consequentemente, transpiram mais. É o que diz o pediatra, doutor Ricardo Marcitelli, diretor técnico da CIAM (Clínica Infantil Almeida Marcitelli).

Foto: Femra

Foto: Femra

Esta transpiração pode surgir durante a fase inicial do sono, quando o bebê chora muito ou faz muito esforço para mamar no peito. Assim como no adulto, o suor costuma ser mais evidente na cabecinha, nas mãos ou nos pezinhos deles.

Leia também: Como aliviar o calor no bebê

Segundo Marcitelli, o ideal seria não permitir que o bebê transpirasse tanto assim, mas em dias extremamente quentes como os que têm ocorrido, muitas vezes fica difícil contornar essa situação. Mas é possível.

“Nestes dias mais quentes é muito importante resfriar o ambiente, utilizar roupas leves, evitar o uso de cobertas e manter o bebê bem hidratado”, aconselha o pediatra – observando que a água só deve ser oferecida aos bebês que não estão mais em aleitamento materno exclusivo. “Para os demais casos é importante manter o leite do peito e oferecê-lo sempre que o bebê solicitar.”

De acordo com o especialista, diariamente, os pediatras são questionados em relação à transpiração dos bebês em suas diferentes formas de apresentação. A orientação entre eles é que a mamãe faça observações, buscando identificar os motivos que causam o suor excessivo:

Seu bebê transpira muito quando dorme? Observe-o!

  • Observe a temperatura do ambiente. Se você está com calor, é muito provável que seu bebê também esteja;
  • Verifique a temperatura do bebê. O ideal é mantê-la entre 36 e 36,5 graus;
  • Perceba se o bebê demonstra cansaço excessivo para mamar;
  • Observe se a moleirinha dele não está muito funda;
  • Veja se o xixi continua transparente;
  • Verifique se há mudanças na coloração da pele;
  • Observe se ocorre esforço respiratório ou mudança no padrão da respiração.
Foto: Uk.style

Foto: Uk.style

Se algum destes sinais forem presentes, procure a orientação do seu pediatra de confiança. Cabe a ele dizer se o bebê está ganhando peso e crescendo adequadamente e se necessita do acompanhamento de outro profissional.

“Não deixem de tirar todas as suas dúvidas durante as consultas de rotina com o seu pediatra. Com certeza ele saberá se é necessário encaminhar para um especialista”, conclui Marcitelli.

Dicas para amenizar o suor do bebê

  • Mantenha sempre o ambiente arejado e ventilado;
  • Use roupas leves no bebê;
  • Se você tem um bebê que transpira muito quando dorme, evite deixá-lo ao sol ou em ambientes muito quentes;
  • Dê banho diariamente. Mas evite o excesso de banho, pois esta medida pode causar brotoejas na pele do bebê.

  • Add Your Comment