Deixar o bebê chorar para aprender a dormir sozinho faz mal?

Afinal, deixar o bebe chorar para aprender a dormir sozinho faz mal? O que fazer quando um bebê chora muito durante a noite?

Esse é um assunto que deixa muitas mães de cabelo em pé. É saudável deixar o bebê chorando no berço para que ele aprenda a dormir sozinho?

De fato, são muitos os questionamentos em torno do tema “Choro X Sono”. Mas as respostas nem sempre são tão simples quanto as perguntas. (Quando posso deixar o bebê dormir sozinho no quarto?).

Perguntamos para a especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria, doutora Maria do Socorro Cronemberger:

Foto: Parentinghub

Foto: Parentinghub

Deixar o bebê chorar para que ele aprenda a dormir sozinho faz mal?

Segundo ela, a resposta é bem objetiva: “Mal não faz!”

Contudo, explica a pediatra, “se o bebê está chorando muito, é necessário verificar as possíveis causas, que, na maioria das vezes, são: fralda suja, fome, frio, calor, desconforto ou a simples necessidade de atenção”.

Partindo da afirmação de que a única forma de comunicação dos bebês é o choro, é natural que eles se expressem por meio deste sinal sonoro. Por isso, não se desesperem, às vezes, tudo o que seu bebê quer é um pouco de atenção. Então, dê a atenção solicitada!

Mas o assunto é polêmico inclusive entre especialistas. Sempre existirão os que acreditam que “deixar chorar é bom, porque a criança aprenderá a adormecer sozinha, conquistando certa autonomia”. Assim como haverá os que defendem que “aprendizado e autonomia” são questões mais complexas e que bebês não têm maturidade para isso.

Portanto, mamães, deixemos as polêmicas de lado e vamos aos fatos: se você já deu de mamar, já trocou a fralda, já observou se é calor ou frio ou ainda, se o bebê está com febre, e ele não para de chorar, pode ser que ele queira apenas sentir seu calor e receber seu contato.

Lembre-se: a adaptação de um recém-nascido costuma girar em torno de dez a vinte noites. Depois, tudo começa a se ajustar. E outra coisa, com o passar do tempo, é possível que a mãe comece a reconhecer se o filho está com alguma necessidade física ou emocional ou se está apenas fazendo manha. Cada caso merece atenção especial, mas as orientações servem para nortear a prática. (Tabela do sono para saber se o bebê dorme o suficiente)

Foto: Mommyish

Foto: Mommyish

Confira algumas dicas da pediatra:

  • Durante o período em que os bebês costumam ter cólicas (entre as 19 e as 23 horas) dê o peito com intervalos curtos de, no máximo, 1 hora.
  • Para acalmá-lo faça carinho de leve na cabeça sem pegá-lo no colo;
  • Se ele insistir no choro, pegue-o no colo e faça movimentos leves e, se necessário, cante uma canção de ritmo suave e em baixo tom;
  • Se ele ainda assim continuar chorando, ande pelo quarto com o bebê bem aconchegado no colo por até 20 minutos e depois coloque o no berço mantendo a mão apoiada em seu corpo por mais ou menos cinco minutos.
  • Se após essas manobras o bebê continuar chorando por mais de 20 minutos, repita a sequência até que ele volte a dormir.

Queremos a sua opinião, mamãe! Deixar o bebe chorar para aprender a dormir sozinho faz mal? 


    1. Avatar
      Débora zimmer 14 de fevereiro de 2016
    2. Avatar
      Drielly 3 de março de 2016
    3. Avatar
      Marina 15 de maio de 2016
    4. Avatar
      shayanna 4 de fevereiro de 2017

    Adicione um comentário

    *