Amniocentese – Preço do Exame

Saiba mais sobre a Amniocentese, o preço do exame, como funciona e quais casos ele é indicado.

Se você está grávida provavelmente já ouviu (ou ouvirá) falar em “Amniocentese”. O que é e para que serve este exame de nome extenso e de difícil pronúncia?

Consiste numa punção com agulha para retirada do líquido amniótico (que envolve o bebê durante toda a gestação) para examiná-lo em laboratório.

Amniocentese: Preço do Exame

O custo, incluindo a avaliação laboratorial e o procedimento médico, varia entre R$1.000,00 e R$2.000,00.

Mas, segundo o doutor Mazzini, existem alguns serviços públicos que oferecem esse procedimento gratuitamente. Depende muito da região em que a gestante mora e da justificativa em fazê-lo.

Por se tratar de um exame de análise laboratorial precisa, o resultado não sai na hora. Podendo levar até duas semanas para ficar pronto.

Quais doenças a Amniocentese pode detectar?

O procedimento é capaz de detectar, com precisão, doenças congênitas como a espinha bífida ou bifurcada, a anencefalia (ausência total ou parcial do encéfalo), a anemia falciforme (espécie de alteração dos glóbulos vermelhos) e a hemofilia (distúrbio genético que afeta a coagulação do sangue), além de síndromes, como a Síndrome de Down.

Outro diagnóstico possível por meio da amniocentese é se há a incompatibilidade do fator Rhentre a mãe (Rh negativo) e o bebê (Rh positivo).

Quando ele é indicado?

Geralmente ele é indicado para gestantes que tenham alguma anormalidade detectada em exames mais comuns como o ultrassom morfológico – que que avalia detalhadamente os órgãos internos e o desenvolvimento do bebê.

Ou ainda, para casos de doenças hereditárias comprovadas na família.

Amniocentese Preço

Foto: Praza.gal

Toda grávida pode fazer esse exame?

Entretanto, especialistas advertem que, não é por indicar tantas doenças que as grávidas devem sair por aí fazendo o exame. Até porque, ele não é um procedimento de rotina e traz riscos ao bebê por ser um método invasivo.

A amniocentese deve ser realizada apenas sob prescrição médica, sempre acompanhada por ultrassonografia.

“Atualmente, o procedimento é mais indicado para a pesquisa de infecções e de alteração nos cromossomas do feto”, explica o obstetra doutor Xenofonte Paulo Rizzardi Mazzini.

De acordo com ele, o procedimento costuma ser realizado a partir da 15ª semanas de gestação, pois neste período o útero já possui líquido amniótico suficiente para uma retirada segura da amostra sem que o feto passe por grandes riscos.

Amniocentese x teste de paternidade

Foto: Pixshark

Foto: Pixshark

O exame de amniocentese também pode ser utilizado para indicar a paternidade pelo exame de DNA antes do nascimento do bebê.

Mas, não é usual para este fim específico por motivos já relatados: é um exame complexo e que traz riscos à criança.

O procedimento – que não é barato –, também revela o sexo do bebê. Embora, também não seja realizado para essa finalidade.

Recomendação

Agora que que você já sabe quanto custa uma Amniocentese, converse com seu médico e tire todas as dúvidas sobre o procedimento. Vale lembrar que esse exame somente deve ser realizado com indicação expressa de um profissional.