A partir de quando devo oferecer água para o bebê?

A água é fundamental para uma vida saudável, e isso vale também para os bebês. No entanto, os pequenos precisam de alguns cuidados especiais, e durante algum tempo os recém-nascidos não devem receber qualquer outro alimento que não o leite materno. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre isso, e qual a idade ideal para começar a oferecer água:

Falta de água pode causar problemas

A falta de água em um ser humano é grave, e o nome do problema é desidratação. Nos bebês, o primeiro sintoma de que há falta de água é a febre, e como o corpo das crianças é pequeno, a desidratação ocorre mais facilmente.

Leia ainda: Dicas para adaptar as roupas na gestação

Quando oferecer água ao bebê?

Muitas mães ficam receosas em oferecer água aos bebês com medo que percam o interesse pelo leite, mas este medo deve ser superado. O leite materno, por ser pobre em sal, de fato dá pouca sede nos pequenos.

Durante os seis primeiros meses de vida, os médicos não recomendam a água aos pequenos. Até esta idade, o leite materno possui todas as vitaminas, minerais e substâncias hidratantes aos bebês, sendo suficiente.

A partir dos seis meses, a água deve começar a ser introduzida na alimentação do bebê, mas em poucas quantidades – principalmente após a ingestão de papinhas salgadas.

Quando o bebê chegar ao seu primeiro ano de vida a água está liberada. Apenas tome cuidado para que ele não beba muita água antes das refeições, o que pode atrapalhar seu apetite.

Dias frios e quentes

Nos dias mais frios, os bebês transpiram pouco, então só o leite materno pode bastar. Porém, nos dias mais quentes é necessário que a criança beba a quantidade suficiente de água.

Cuidados com a água

A água dada aos bebês deve ser sempre filtra ou fervida.


  • Add Your Comment

    *