Hora certa de tirar a chupeta e a mamadeira do bebê


Escrito por:

Categoria: Utilitários

mamadeira

O momento de largar chupeta e mamadeira é sempre complicado para pais e filhos. Os pais geralmente se preocupam bastante com a idade certa em que devem retirar estes mimos para que os pequenos consigam crescer e se desenvolver de maneira saudável e adequada.

Qual a idade certa?

A primeira questão que os pais devem compreender é que não existe uma idade exata, e sim aproximada. Além disso, não devem fazer comparações entre as crianças, uma vez que cada uma possui suas particularidades. Os especialistas explica que, apesar de todas as crianças assarem pelas mesmas fases, isso acontece em períodos diferentes para cada uma.

Leia ainda: Como cuidar das brotoejas em bebês

Quando largar mamadeira e chupeta?

Para a mamadeira, não existe uma idade exata. No entanto, especialistas recomendam que isso ocorra um tempo depois do desmame. Vale lembrar que o aleitamento materno é de fundamental importância para o desenvolvimento do bebê, bem como para que reforce seu sistema de defesas. A Organização Mundial da Saúde recomenda que o aleitamento seja exclusivamente feito até os seis meses de idade. Depois disso o bebê pode se alimentar também de outros alimentos, como frutas, sucos e papinhas até os dois anos de idade.

Quanto à chupeta, o caso pode ser mais complicado. Os médicos explicam a dificuldade: sugar é uma atitude intuitiva do bebê. Também é difícil determinar uma idade, mas quando os dentes começam a nascer os pais já devem diminuir o uso da chupeta, que pode causar problemas à arcada dentária.

Dicas para facilitar

Uma dica para ajudar o bebê a largar a mamadeira é comprar copos enfeitados com personagens infantis. Além disso, coloque o pequeno junto à mesa do café da manhã para que possa aproveitar o momento em família. Crie um clima convidativo.

A chupeta deve ser tirada aos poucos. Por exemplo, deixe que o bebê possa chupá-la a noite, antes de dormir, quando já estiver deitado em sua cama.

Vá diminuindo os períodos gradativamente.




Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>