Vídeo: Shantala para bebês – Quais os benefícios?

Confira um vídeo sobre Shantala para bebês: quais os benefícios dessa técnica? A partir de que idade ela pode ser aplicada? Ela realmente previne as cólicas? Tire essas e outras dúvidas na matéria a seguir.

Uma técnica tradicional indiana é capaz de aprofundar o vínculo afetivo entre mãe e bebê.

É a Shantala, que foi trazida ao Ocidente pelo médico francês Frederick Leboyer na década de 70. Enquanto fazia um passeio pela cidade de Calcutá, na Índia, Dr. Leboyer observou uma mulher fazendo massagens no filho na calçada. A troca de energia entre mãe e filho era impressionante aos olhos do médico, que ficou dias aprendendo a técnica. O nome da mãe era Shantala.

Benefícios da Shantala para bebês

Os benefícios que essa massagem proporciona são diversos. Ao receber o toque, o bebê sente-se mais seguro e acolhido em uma atmosfera de calma e bem estar.

shantala em bebes

A partir de que idade ela pode ser feita?

A aplicação da massagem deve ser feita em crianças a partir de um mês de idade e não há época certa para encerrá-la. Em geral quando o bebê está numa fase mais dinâmica do desenvolvimento – engatinhando ou já andando -, eles se desinteressam pela massagem.

Como ela funciona?

A massagem funciona mais como prevenção. Os movimentos abdominais da massagem atuam como método preventivo de cólicas, dores de barriga, falta de apetite e insônia, além de estimular a coordenação motora.

Shantala funciona contra cólicas?

A Shantala não é recomendada em momentos de dor ou desconforto do bebê. Ela não é indicada na crise de cólica, por exemplo.

A massagem é feita em todo o corpo do bebê. A técnica da Shantala não é difícil de aprender, mas a arte em aplicá-la deve ser respeitada. É importante que o bebê sinta que a hora da massagem seja um momento de descontração e prazer.

Essa hora tem que ser reservada para ambos estarem juntos, olho no olho, toque a toque, em uma confluência de energia e amor.

As mães também se sentem melhor com a prática constante da Shantala. Para elas, depois de um dia-a-dia tão corrido e estressante, a hora da massagem se torna um momento mágico de relaxamento, autoconhecimento e proximidade com o(a) filho(a).

No Canal do Youtube Pode Falar com Mirtez Gonzalez você encontra um vídeo mais detalhado sobre Shantala. Entrem e se inscrevam! São diversos temas importantes como: comportamento, relacionamento e saúde emocional.

Shantala para bebês é antes de tudo um ritual de harmônico e carinhoso que contribui para estreitar a ligação entre mãe e bebê, além de promover melhor qualidade de vida e alegria para a criança.

Sobre a autora:

Mirtes Gonzalez
Psicóloga Clínica – Psicodramatista – Especialização em Terapia de Casais e Famílias;
Terapeuta em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) credenciada pelo EMDR Institute, EMDRIA e EMDR Ibero-américa;
Atendimento especializado em portadores de deficiência auditiva com LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais).