Quando o bebê começa a falar?

As primeiras palavras do bebês são muito aguardadas pelos pais, que chegam a se emocionar – principalmente quando os pequenos dizem mãe ou pai.

Mas, além de muita expectativa, muitas dúvidas envolvem este momento, pois a maioria dos pais não sabe ao certo quando os bebês começam a falar.

O primeiro ano de vida

Em seu primeiro ano de vida, o bebê se expressa por meio do choro, e aos poucos vai incluindo alguns sons. Depois, começa a combinar consoantes a vogais, formando algumas sílabas, como “ba”, “ma” e “ta”. As vogais “a” e “e” envolvem menor esforço para serem pronunciadas, por isso são as mais populares entre os pequenos. Este é também o motivo de todos os bebês “falarem as mesmas coisas”.

 Leia ainda: Benefícios da amamentação para o bebê

Após nove meses…

A partir dos nove meses de idade já é possível identificar na fala dos bebês algumas palavras, como “mama”, “papa” ou “data”, mesmo que eles não tenham qualquer significado. No entanto, é mais ou menos quando completa um ano que surgem de fato as palavras simples com significado.

Entre 12 e 18 meses a criança já possui um vocabulário de até 20 palavras.

Até os dois anos

Até atingir dois anos de idade, o aprendizado de novas palavras vai aumentando cada vez mais. O bebê é capaz, enfim, de formar frases curtas.

Os pais devem sempre falar corretamente

De acordo com especialistas, a fala dos bebês é baseada na cópia deste comportamento. Por isso, os pais devem sempre pronunciar as palavras de maneira correta, com todas as suas letras. Se policiar e evitar palavrões na frente dos pequenos também é importante.

Outra dica é conversas com as crianças sempre olhando nos olhos e utilizando palavras simples, de preferência aquelas que elas já estejam acostumadas a ouvir.