Posso lavar o cabelo do bebê todo dia?

As mães de “primeira viagem” têm muitas dúvidas quanto aos cuidados gerais de seu bebê. Muitas cometem vários erros, por desconhecimento e inexperiência.

 A hora do banho deixa muitas mãezinhas bem ansiosas e lavar a cabeça e cabelos corretamente é uma preocupação constante.

Lavar o cabelo do bebê sem preocupação

A cabeça do neném deve estar ligeiramente inclinada para evitar qualquer problema com os olhos, ouvidos, nariz e boca.

O ideal a se fazer com recém-nascidos é lavar a cabeça fora da banheirinha, com o corpo enrolado em uma toalha ou direto na banheirinha, porém, é muito importante que se lave a cabeça em primeiro lugar, e que todo o xampu seja retirado logo depois, evitando problemas.

Foto: justrealmoms.

Foto: justrealmoms.

  • Os carequinhas: Alguns bebês nascem com pouquíssimos cabelos ou calvos. Mesmo assim, o couro cabeludo precisa de higienização. A limpeza adequada ajudará a possibilitar um crescimento mais saudável dos futuros cabelos a nascer.
  • Como lavar o cabelo? Para bebês recém-nascidos, o melhor é com uma esponjinha suave ou toalhinha macia – afague delicadamente o cabelo, até perceber que está suficientemente limpo – lavar apenas com água. Depois de umas 4 ou 5 semanas, você já poderá aplicar xampu no cabelo. Molhe devagar o cabelo do bebê com uma esponja macia e coloque um pouco de xampu (quantia não maior que uma moeda pequena) e massageie suavemente para cima, deixando formar uma leve espuma, enxague completamente logo depois. É importante que todo o xampu seja removido, senão, poderá ressecar o couro cabeludo ou até resultar em uma dermatite seborreica.

Leia ainda: Melhor sabonete para o bebê

  • Xampu ideal a ser usado: Existem xampus especialmente feitos para bebês, pois são mais suaves, não ardem os olhos, são melhores para o cabelo e também para pele do neném. O ideal é usar xampu formulado com PH neutro, para assim, evitar grande embaraço nos fios e ardência nos olhos.
  • Frequência: Quanto à frequência, a resposta é SIM, é preciso lavar todos os dias, já que o bebê pode produzir muita oleosidade no couro cabeludo. Para alguns dias lave com água e xampu, em outros dias – passe a mão delicada e suavemente sobre a cabeça da criança, com uma toalhinha bem macia (Isto ajudará a remover alguma sujeira, além de refrescar a criancinha, principalmente se estiver muito calor). Cuidado com lenços umedecidos, eles podem causar alergia.

Como dissemos, o couro cabeludo do bebê pode ficar oleoso nos primeiros dias, mas a tendência é que isto vá sumindo naturalmente.  Se aparecer crostas na cabecinha, use um pouco de óleo infantil, antes de aplicar o xampu. Isto ajudará a amolecê-las.

Concluindo: lavar os cabelos e a cabeça do bebê diariamente – é imprescindível, principalmente até 1 ano de idade. Portanto, mãezinha, mantenha os cabelos do seu bebê sempre limpos, assim poderá evitar contaminações e doenças.