Por que temos que esterilizar utensílios do bebê?

You are currently viewing Por que temos que esterilizar utensílios do bebê?

Muitos pais têm um hábito: sempre esterilizam os mais variados utensílios comprados especialmente para os bebês. Mas, será que isso é mesmo necessário? Veja a seguir mais detalhes:

Sim, a esterilização é necessária

É realmente necessário esterilizar todos os utensílios dos bebês com idade até três meses de idade. É que durante seus primeiros meses de vida, seu sistema imunológico ainda não está totalmente desenvolvido, o que facilita a aquisição de infecções. As infecções infantis infelizmente ainda são bastante comuns e podem ocorrer devido a simples descuidos, como lavagem errada dos utensílios do bebê, pelo desenvolvimento de bactérias em um restinho de leite que ficou na mamadeira etc. Sendo assim, depois de lavar os utensílios do bebê com água e sabão neutro, o ideal é fazer a esterilização para afastar o risco de que contenham qualquer bactéria. Nos primeiros meses de vida, até mesmo os brinquedos de borracha do bebê devem ser esterilizados.

Leia ainda: Nomes para bebês meninos que estão na moda

Após os primeiros meses de vida

Quando o bebê chega aos quatro meses, seu sistema imunológico já está mais forte e o contato com determinados objetos ajudam a fortalecer ainda mais as defesas do pequeno. Sendo assim, não é mais necessário esterilizar os utensílios do bebê diariamente, e sim de 15 em 15 dias.

Seu bebê já está com seis meses? Então você já pode colocar seus utensílios para serem lavados em uma lavadoura de louças comum. Mas, de tempos em tempos esterilize chupetas e mamadeiras.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Cuidados para a esterilização

Antes de começar qualquer esterilização, lave bem suas mãos. Depois de terminar o procedimento, guarde os utensílios limpos em local adequado e fechado para protegê-los de poeira, insetos etc. Você pode guardá-los dentro de um recipiente plástico com tampa ou cobrir com um guardanapo seco e limpo.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta