O que fazer quando se esquece da vacina do bebĂȘ?

Os cuidados com os bebĂȘs sĂŁo muitos, o que inclui inĂșmeras vacinas. Diante de tantos afazeres e da rotina do dia a dia, Ă© normal que os pais acabem nĂŁo cumprindo o calendĂĄrio, esquecendo de dar alguma dose. Caso isso aconteça, nĂŁo Ă© necessĂĄrio entrar em desespero. O importante Ă© agir com calma e seguir as recomendaçÔes:

O que nĂŁo fazer

Quando uma vacina é esquecida, ela não pode simplesmente ser pulada e deixada de lado. Outros pais, no entanto, preferem esquecer tudo o que jå foi dado e começar um novo calendårio, repetindo as doses achando que elas perderam o efeito. O que dizem os médicos? Que nenhuma das duas soluçÔes estå correta.

 Leia ainda: PrisĂŁo de ventre no bebĂȘ: O que fazer?

Vacina esquecida, e agora?

Quando uma vacina Ă© esquecida, ela deve ser tomada o quanto antes, de preferĂȘncia assim que for lembrada sua falta. Excluindo casos bastante especĂ­ficos, como quando hĂĄ transplante de medula Ăłssea, nĂŁo hĂĄ necessidade de reposição das anteriores pois elas nĂŁo perderam a validade.

Seja rĂĄpido mas respeite os prazos

Caso os pais tenham esquecido de dar mais de uma dose da vacina, Ă© importante correr para receber a primeira, mas o perĂ­odo para a segunda deve ser respeitado – em geral ele Ă© de um ou dois meses.

Doses de reforço

Os pais precisam sempre dar a devida importùncia às doses de reforço, que são tão importantes quanto a primeira vacina recebida.

Novas vacinas

Novas vacinas foram incluĂ­das no calendĂĄrio oficial. Elas valem para crianças que tenham atĂ© 5 anos de idade, e podem ser encontradas gratuitamente na rede pĂșblica de saĂșde. SĂŁo elas a pentavalente, que imuniza contra difteria, tĂ©tano, coqueluche, meningite e hepatite B, e a poliomielite, que serĂĄ aplicada por injeção. Lembre-se ainda de sempre verificar a carteirinha de vacinação de seu filho.

Equipe Gestação BebĂȘ

A equipe de redatores do Gestação BebĂȘ Ă© formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas ĂĄreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentĂĄrio