O que é folículo no ovário direito?

Você sabe o que é folículo no ovário e qual sua função? E folículo dominante e ovário policísticos? Entenda melhor sobre esses assuntos aqui!


Confira agora o que é um folículo no ovário direito e qual a sua função para gerar o bebê.

O corpo feminino passa por diversos processos que a prepara a mulher para a gravidez. O folículo no ovário é parte essencial desse processo, apesar de muitas mulheres não saberem da importância que ele tem para que ocorra a concepção.

O que é um folículo?

O folículo no ovário é, na verdade, o óvulo em fase de crescimento, que fica em uma espécie de casulo. Todas as mulheres nascem com uma média de 250 a 300 mil óvulos em cada ovário. Desses óvulos, apenas cerca de 600 serão selecionados para a ovulação.

   
foliculo no ovario pode ser gravidez
A cada ciclo menstrual, os hormônios fazem com que essa reserva nos ovários comece a ser expelida do corpo.

Durante a ovulação, cerca de 8 folículos são preparados para a maturação. Porém, apenas alguns deles ou então um será liberado para a ovulação, recebendo mais estrogênio que os outros. A cada ovulação, a mulher geralmente libera entre 1 a 3 óvulos.

O que é folículo dominante?

Quando o folículo chega entre 29 a 30 mm, atinge a maturação e ocorre a sua ruptura, fazendo com que o óvulo seja liberado. Esse será o chamado folículo dominante que, se for fecundado, ele poderá então originar o bebê.

Quando o folículo ultrapassa o tamanho de 35mm, pode vir a se tornar velho para a liberação, mas a gravidez ainda pode ocorrer nesse caso. Porém, devido ao excesso de maturidade, é possível que ocorra um aborto espontâneo, sem que a mulher sequer saiba que houve a fecundação.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

Folículo no ovário direito

folículos no ovário sintomas
Foto: Happy_mama

Através de um ultrassom, pode ocorrer de ser verificado um folículo no ovário direito. Apesar de causar apreensão em várias mulheres, isso significa que há uma alta taxa de fertilidade.

Esse folículo pode se tornar roto, o que consiste em um caso de ovários policísticos, o que não causa dano algum para a saúde da mulher. Porém, isso pode atrapalhar o ciclo normal da menstruação e, se não tratado, pode até dificultar as chances de engravidar.



Como estimular os folículos dominantes com a alimentação?

Quem deseja engravidar pode ajudar a estimular os folículos, fazendo com que eles se tornem dominantes, o que aumenta as chances de conceber. Para isso, o ideal é consumir alimentos ricos em estrogênio, como a soja, inhame ou chás com esse componente. O ideal é ingerir esses alimentos especialmente durante a fase de estímulo da ovulação.

Folículo no ovário pode ser gravidez?

A presença de um folículo não significa que a mulher está grávida, porém, é um sinal importante para que a gravidez possa ocorrer. É possível realizar testes de ovulação, que consistem em exames para identificar o folículo dominante no período em que ele se romperá.

Em casos onde o folículo não eclode, é preciso utilizar medicamentos feitos à base de HCG para auxiliar na ovulação e aumentar as chances de engravidar. Com o tratamento feito adequadamente, a situação será normalizada.

O que é folículo no ovário direito?
4 (80%) 1 vote

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*