O que é aquela penugem que cobre o corpo do bebê?

Se você está sendo mãe pela primeira vez e nunca teve contato anterior com um recém-nascido, pode estranhar ou achar curiosas algumas características de seu bebê quando ele vier ao mundo. Você sabia, por exemplo, que os pequeninos possuem uma “penugem” que lhes cobre grande parte do corpo? Pois é. Veja a seguir esta e outras informações importantes:

Penugem no bebê

O que parece uma espécie de “penugem” no bebê chama-se, na verdade, lanugo. O lanugo forma-se na fase final da gestação e a maioria dos bebês nasce com esta característica, principalmente os nascidos prematuramente. O lanugo cobre principalmente as costas, os ombros, as orelhas e a testa da criança. A “penugem” pode cair logo durante as primeiras semanas de vida do bebê ou ainda persistir durante alguns meses, mas cedo ou tarde o bebê vai perdê-la completamente.

Leia ainda: Dicas para driblar as visitas ao bebê recém nascido

Foto: cache.magicmaman.

Foto: cache.magicmaman.

Os olhinhos, boca e nariz do bebê

Os bebês podem nascer com os olhinhos vermelhos e inchados, resultado da compressão que sofreram durante todo o trabalho de parto. Os hospitais tem como prática a aplicação de colírios antibióticos nos olhos dos pequenos.

Quando nascem, os bebês têm ainda bastante muco no nariz e na boca. Os médicos, logo após o nascimento, retiram esse muco para que a criança possa respirar tranquilamente. Por isso, se seu bebê espirrar, não se preocupe: ele está apenas tentando se livrar, naturalmente, desse muco.

A pele

A pele dos recém-nascidos é extremamente macia e delicada. No entanto, algumas regiões podem ter coloração avermelhada ou azulada, principalmente as mãos e os pés. Mas, isso também não é motivo para gerar preocupação. Com o passar dos dias, a circulação do bebê começa a se normalizar e sua pele vai adquirir, normalmente, uma aparência mais saudável.


  • Add Your Comment

    *