Métodos para aliviar a dor do parto normal

Muitas mulheres logo decidem pela cesárea com medo das tão temidas dores do parto normal. Mas, novos procedimentos médicos e cuidado profissional adequado podem fazer desde momento o momento especial como deve ser. Acima de tudo, a mulher precisa estar preparada para o parto normal, tanto fisicamente como emocionalmente. Veja a seguir algumas informações importantes:

A dor do parto e a importância do preparo

A dor do parto é semelhante às cólicas menstruais. Elas se espalham pela barriga, quadril e costas. O momento mais difícil para a maioria das mulheres é quando o útero se dilata, já que as dores se intensificam.

Quando a mulher está informada e preparada para lidar com estas sensações, elas tendem a ser sentidas de maneira diferente, menos intensa.

Leia ainda: Quando o bebê pode comer peixe?

Escolha com cuidado seu obstetra

A escolha do obstetra é fundamental para um parto normal tranquilo. O médico deve estar sempre à disposição e pronto para esclarecer dúvidas, tranquilizar e ajudar, o que será determinante para que tudo corra bem e para que as dores não sejam excessivas.

Preparando o corpo

Os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para mãe e bebê durante a gestação, inclusive para preparar o corpo para o parto normal. O pilates, por exemplo, fortalece o assoalho pélvico e o abdomem, fazendo com que tudo seja mais fácil durante o parto. A respiração também é trabalhada e reeducada durante a prática da atividade, o que facilita muito a manutenção da tranquilidade na hora da chegada do bebê. Os benefícios do pilates se estendem ainda pelo pós-parto, diminuindo ainda as chances de incontinência urinária, comum em mulheres que optam pelo parto normal.

Além do pilates, o ioga, o RPG e a musculação funcional são muito indicadas. Se a mulher preferir algo que pode fazer por conta própria, pratique caminhadas leves.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Relaxando na hora do parto

Na hora do parto, a mulher precisa estar calma, relaxada e confiante. Além disso, algumas medidas ajudam a aliviar as dores. Banhos com água morna ou quente e massagens nas costas são ótimas pedidas.