Melhores posições para gestante dormir

Nas últimas semanas de gravidez a gestante pode sentir certa dificuldade na hora de dormir, já que sua barriga vai estar grande e sua dor nas costas mais forte do que nunca: achar uma posição não vai ser fácil!

As noites mal dormidas não vão durar muito, pois logo o bebê vai vir ao mundo, mas para aproveitar os dias antes do parto e descansar bastante, veja algumas dicas:

Dicas para dormir bem nas últimas semanas

Na 28ª semana de gestação, o útero atinge proporções tão grandes que passa a comprimir a veia cava, na região abdominal, o que dificulta a circulação nos membros inferiores e causa desconforto e mal-estar.

Diante destes sintomas, a melhor posição para dormir é mesmo de lado. Deitada desta maneira, o útero se desloca um pouco, o que descomprime os vasos e melhora o fluxo sanguíneo. As tonturas e mal-estar, causadas pela queda da pressão, também melhoram consideravelmente.

Outra dica para a gestante que sofre de dor nas costas é utilizar almofadas para aliviar o desconforto.

 Leia ainda: Dicas para aliviar o calor durante a gestação

Outras dicas para relaxar

A caminhada leve é um método importante para as mulheres que buscam diminuir os sintomas negativos da gravidez. Além de diminuir o desconforto das costas e estimular a circulação, os exercícios ajudam para que as gestantes durmam melhor.

Este conselho vale para todas as gestantes, mas principalmente para aquelas que possuem a barriga muito grande ou que estão gravidas de gêmeos: relaxar é um ótimo remédio. Descanse bastante, estique as pernas e evite atividades cansativas, que exigem muito tempo em pé.

Não beba muita água durante a noite, para evitar acordar várias vezes para urinar. Também não coma comidas pesadas. Tome banhos relaxantes com água morna, eles aumentam a dilatação dos vasos.

Além disso, utilize roupas intimas e pijamas confortáveis para dormir. É importante que eles não apertem a barriga.