Importância da Vitamina D na gestação

A gestante precisa cuidar para que não falte nenhuma vitamina durante a gestação, o que vai interferir positivamente no desenvolvimento do bebê. E, a vitamina D, apesar de ser pouco lembrada, é fundamental. Descubra a seguir para que ela serve e como ajuda os bebês a serem mais saudáveis:

Estudo científico

Um estudo realizado pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, e publicado recentemente  no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, descobriu que se as mães adquirem vitamina D em nível alto durante a gestação, as crianças tendem a nascer com músculos mais fortalecidos.

Para a pesquisa, foram avaliadas 700 mães e seus filhos, já com idade de quatro anos. Em cada um deles, foi testada a capacidade de apertar um sensor de pressão.

Os resultados apontaram que os filhos de mulheres que tomaram vitamina D durante a gestação possuíam mais força muscular. Além disso, percebeu-se que quanto mais vitamina D durante a gravidez, mais fortes eram os bebês.

Leia ainda: Durante a amamentação – O que comer? O que evitar?

Foto: island-villas.

Foto: island-villas.

A explicação

A explicação para as conclusões observadas é que a vitamina D atua na formação das fibras musculares do bebê ainda quando ele está dentro do útero materno. Além de crianças com músculos mais fortes, estas crianças estão menos vulneráveis a quedas e fraturas na terceira idade.  A vitamina D ajuda ainda na absorção de cálcio, tornando os ossos mais fortes.

A vitamina D: onde encontrar?

A vitamina D é criada pelo organismo quando a pele é exposta à luz solar. Mas também é possível encontrá-la em alimentos como peixes oleosos (Arenque, salmão, sardinha, camarão), leite e derivados, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo.

Para obter a quantidade adequada de vitamina D vinda da exposição ao sol, basta expor a pele por 20 minutos diários em horários seguros, que são antes das 10h e depois das 16h.