Exames pré-natal para o pai antes da gestação

Se você pensa que somente as mulheres precisam fazer exames pré-natal, está enganada. Os homens também precisam checar se está tudo bem com a saúde antes de ter um bebê. E, para isso, é necessário procurar um médico com antecedência. É que se o homem tiver alguma doença ou complicação, elas podem ser transmitidas para mãe e depois para o bebê. Veja a seguir quais são os exames e cuidados necessários:

Exames antes da gestação

Sempre que a mulher decide ter um bebê, ela vai a uma consulta com seu ginecologista e faz vários exames para ver se está tudo bem. Porém, se a gestação acontece de forma inesperada, exames vão sendo realizados durante os nove meses para o monitoramento seguro da gravidez. No entanto, o mesmo vale para os futuros papais.

 Leia ainda: Ideias para guardar lembranças dos seus bebês

O check-up dos pais

O check-up das mães também precisa ser feito pelos pais. Esta bateria de exames é chamada de  pré-natal masculino. Quais exames fazem parte deste check-up? Vários exames de sangue, que incluem avaliação de sorologia, confirmação de tipagem sanguínea. Exames de hepatite B e C, fator Rh, HIV e glicemia são alguns dos mais importantes. Todo esse acompanhamento médico permite ainda que o médico descubra se, pelo histórico genético, o pai tem a possibilidade de gerar um bebê com alguma síndrome, malformação, doença cardiovascular e até mesmo diabetes.

Foto: 2.bp.blogspot.

Foto: 2.bp.blogspot.

A importância dos exames

Além da importância de evitar problemas e doenças ao bebê, os exames masculinos pré-natais fazem com que a participação do pai na gestação seja ainda maior. Isso evidencia o companheirismo com a parceira e permite que os nove meses sejam tranquilos e felizes. Se antes os pais eram tímidos, hoje estão se preocupando cada vez mais com a saúde de suas famílias.