É normal vazar leite durante a gestação?

You are currently viewing É normal vazar leite durante a gestação?

 

Além de não saberem se é normal vazar leite durante a gestação, as gestantes percebem que na maioria dos casos não se trata de leite, e sim de um líquido menos espesso. Mas, isso irá prejudicar a produção de leite após o nascimento do bebê?

O vazamento de leite é normal

É absolutamente normal que vaze leite durante a gestação, o que acontece principalmente durante o terceiro trimestre de gestação, a reta final da gravidez. Os médicos não detectaram qualquer relação entre os vazamentos e a produção de leite após o nascimento do bebê, tudo vai fluir normalmente.

Leia ainda: Dicas para fazer o bebê dormir a noite inteira

Colostro

O líquido que sai dos seios maternos ao final da gestação não é exatamente leite materno, e sim uma substância chamada colostro. Ela é produzida antes do leite, o que começa a acontecer a partir da 16ª semana de gestação. O colostro é amarelado e ralo, mas extremamente rico em imunoglobulinas, proteínas, gorduras, água, dentre outros componentes. Este é um alimento completo para o bebê e indispensável, capaz de oferecer ao pequeno tudo o que ele precisa em seus primeiros dias de vida, ajudando inclusive a reforçar as defesas da criança.

O colostro será produzido por um período de dois a cinco dias após o nascimento do bebê.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Como driblar o vazamento?

Se o colostro está vazando, não há o que fazer. Apesar minimizar suas consequências, evitando ficar molhada e com o cheiro característico do leite. Para ficar sequinha, o mercado oferece discos absorventes que podem ser colocados dentro do sutiã. Você possivelmente precisará trocá-los algumas vezes durante o dia. Os vazamentos podem persistir durante a noite, então outra opção é dormir sobre uma toalha ou camada plástica para não molhar o colchão.
Se, por outro lado, você não teve vazamento, não fique aflita. O colostro será produzido a tempo de servir seu bebê.

 

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta