É normal a criança ter mau hálito? Como tratar?

O mau hálito em crianças é algo comum. Se o seu pequeno tem apresentado mau hálito, não se desespere! Conheça alguns dos principais motivos desse problema e saiba como combatê-lo.

Quando restos de comida ficam entre os dentes, na superfície das amígdalas, na língua e na gengiva – as bactérias acabam interagindo com as partículas de comida na boca da criança.

Má higiene bucal

A existência dessas bactérias localizadas na boca podem ocasionar o mau hálito. Esse problema se agrava, caso a comida permaneça parada nesses lugares por um longo período.

Uma boa escovação ajuda a remover os restos de comida e combater o mau hálito.

Foto: AngelsFoster

Foto: AngelsFoster

Boca seca

Os pequeninos que possuem dificuldade para respirar são mais suscetíveis para apresentarem mau hálito.

O fato de respirarem pela boca contribui para o crescimento de bactérias nessa região. Tratar a causa do problema respiratório, como um nariz entupido, por exemplo, combate o mau hálito.

Foto: Babyglitter

Foto: Babyglitter

Chupar chupeta ou o dedo

O uso das chupetas em constante contato com a saliva e bactérias bucais também podem ser responsáveis por isso.

Tanto o dedo quanto a chupeta ficam com mau cheiro por conta do contato com a boca.

Geralmente, as chupetas acumulam partículas de comida. O ideal é não fazer uso desse acessório. No entanto, caso a exposição da chupeta ou o uso do dedo seja habitual, o recomendado é realizar a higienização desse objeto e das mãos da criança. Uma boa escovação auxilia nesse processo de prevenção ou luta contra o mau hálito.

Alergia ou outra doença

O mau hálito também pode assinalar algum problema de saúde. A criança pode estar desenvolvendo alguma reação alérgica ou outras doenças tais como: refluxo, amigdalite ou sinusite.

Além dele, seu filho pode apresentar desconforto para comer e até febre. Procure um pediatra, principalmente se ele estiver com falta de apetite e febre, além do odor característico dessas doenças.

Leia também: Cuidados com os dentes do bebê até 2 anos

Foto: Aliexpress

Foto: Aliexpress

Bons hábitos combatem o mau hálito

  • Procure realizar uma boa higiene bucal no seu bebê. Escove os dentes do seu filho três vezes ao dia. Capriche na escovação realizada antes de dormir – pelo menos, por 60 segundos;
  • A língua precisa ser escovada com cuidado. Para crianças com idade até dois anos, o aconselhável é utilizar creme dental sem flúor;
  • Lave bem as mãos e os objetos que ele costuma levar a boca.

O mau hálito é comum. No entanto, isso é algo que pode ser evitado e resolvido com cuidados de higiene. Visitas regulares ao dentista previnem esses odores.

Siga as dicas desse artigo e caso o problema persista, você deve procurar um médico.