Dicas para lidar com o comportamento agressivo do bebê

You are currently viewing Dicas para lidar com o comportamento agressivo do bebê

Muitas crianças apresentam comportamento agressivo em suas relações com os pais, irmãos e coleguinhas da escola.

Bater, morder, chutar, gritar e xingar são atitudes comuns pare eles, mas devem ser compreendidas e contidas pelos pais. Veja a seguir como lidar com isso da melhor maneira:

Por que algumas crianças são agressivas?

As crianças agressivas usam destas atitudes para expressar seus sentimentos, angústias e frustrações. É a linguagem com a qual acham mais eficiente se comunicar.

Os pais precisam, diante destas situações, ensinar seus filhos que existem outras maneiras de expressão e de solução para conflitos que não a agressividade.

 Leia ainda: O que fazer em caso de queda na gravidez?

O que fazer?

Os pais não devem fazer a vontade de seus filhos quando eles agem de maneira agressiva, manhosa ou birrenta.

Eles devem somente ceder quando as crianças se comportarem de maneira adequada. Caso contrário, estão reforçando que estas atitudes são eficientes para que consigam o que desejam.

Tal pai, tal filho

Dar o exemplo também é importante, uma vez que as crianças se espelham e imitam seus pais, que devem observar como agem quando querem alguma coisa e como reagem se não a conseguem.

Comportamento agressivo dos pais, palavrões e falta de paciência podem ser absorvidas pelos pequenos.

Situações que desencadeiam a agressividade crianças desobedientes

A agressividade das crianças pode surgir em vários momentos e diante das mais variadas situações, como frustração ao receber um não, estresse, angústia, receio e medo com a separação dos pais, com a chegada de um novo irmão, dentre outras.

A falta de atenção dispensada à criança pelos pais pode ser outro motivo para a agressividade. Os pequenos acabam optando por estas atitudes para atrair os olhares.

Como agir e ajudar?

Os pais devem primeiro entender e buscar qual o motivo para agressividade. Em seguida, acalmá-los, explicando que não há o que temer. Horas de atenção e carinho são ótimos remédios.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta