Dicas para escolher o kit berço ideal

Na expectativa da chegada do bebê, muita coisa tem que ser resolvida e os preparativos ficam a mil por hora. São questões médicas, roupinhas, arrumação do quarto, escolha de móveis e também todo o enxoval. Dentre os itens mais comuns do enxoval está o kit berço.

O kit berço é formado por almofadas que servirão para proteger o bebê das laterais do berço, evitando que pernas ou braços se prendam nas arestas laterais ou que o bebê se choque contra elas. O kit comum costuma ser composto basicamente por almofadas que são os protetores laterais e o protetor de cabeceira do berço. Podem vir acompanhados de vários outros itens como trocador, lençol, fronha, edredom, rolinhos para os cantinhos etc. (Veja: O que não pode faltar no quarto do bebê).

Dicas para escolher o kit berço ideal

Além de proteger o bebê, o kit berço é um item bastante usado também como parte da decoração. Existem muitos tipos de cores, formatos e estampas diferentes. Com temas variados como bichinhos, flores, conjunto de cores entre muitas outras lindas opções. Eles também variam no material e nas peças que compõem o kit.

Kit berço menino

Os Kits berços contribuem para a decoração do quartinho do bebê.

Mesmo sendo um item de proteção, o kit berço ideal deve ser utilizado com precauções essenciais para que ele não se transforme em um perigo. Beleza é fundamental, mas em primeiro lugar deve estar a saúde do bebê. É importante ressaltar que o uso de kit berço não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, justamente pelos riscos que podem causar. Apesar disso, na prática, o seu uso é muito comum e se você optar por utilizar, é importante estar atenta à qualidade e às recomendações de uso do produto. (Dicas para arrumar o berço do bebê).

Riscos do kit berço

O motivo pelo qual pediatras e organizações de saúde não recomendam o uso do kit berço é principalmente o risco de sufocamento. Tanto pela possibilidade de estar mal instalado e se soltar quanto pela viabilidade do bebê rolar até onde está o protetor e se apertar contra as almofadas. Como bebês pequenos não têm controle da coordenação, eles podem não conseguir se desvencilhar e acabar se sufocando. O material de composição também pode ser um agravante, causando alergias ou irritando a pele do bebê. O kit também pode servir de apoio para que os bebês tentem sair do berço, ocasionando quedas.

Se você optar pelo uso do kit berço, seja rigorosa com algumas dicas para a escolha e a utilização perfeita do kit berço, que envolvem modo de uso, materiais de composição, entre outros detalhes que devem ser levados em consideração:

Dicas para escolher o kit berço

– Cuidado com o material que compõe o kit berço. Evite materiais grosseiros, sintéticos ou plásticos. Prefira os kits com o forro 100% algodão.

– Esteja muito alerta a possíveis cordas, botões, zíperes, enfeites ou qualquer adereço que possa se desprender ou machucar o bebê. Não dê margem para erros, teste cada pedacinho do kit que você acha que possa dar problema, mesmo que a possibilidade seja mínima.

comprar kit berço

Foto: Vida Clara

– Escolha protetores que se adequem ao seu berço, com as medidas exatas para evitar qualquer sobra e para que fiquem bem firmes.

– Evite protetores de laterais e de cabeceira muito acolchoados, pois são os que mais oferecem risco de sufocamento. Opte pelos mais finos e firmes.

– Cuidado com materiais que possam ser sufocantes, enchimentos expostos, tecidos felpudos, partes que podem se desprender.

– Pesquise bem os preços levando em consideração a qualidade e a quantidade de peças que compõem o kit. Alguns são mais baratos, mas podem conter menos peças. Pode valer a pena investir em um mais completo, sempre priorizando a qualidade do produto.

– Na maioria dos kits, os protetores que são presos ao berço vêm acompanhados de cordinhas ou fios para serem amarrados às laterais do berço. Elas devem estar presentes em todas as pontas das almofadas para que possam ser bem presas ao berço e não apresentar nenhum risco de se soltar.

– Lave o forro de cada almofada do kit antes de usar, bem como lençóis, fronhas e afins. Prefira sabão neutro. Também lave periodicamente para evitar fungos, bactérias e sujeira.

– Coloque as almofadas no sol sempre que possível para evitar ácaros e poeira.

kit berço

Foto: VidaClara

Kits para berço são lindos, mas devem ser usados com muito cuidado e atenção. Aproveite essas dicas e não deixe de consultar um pediatra ou especialista caso surja alguma dúvida sobre o seu kit berço ideal.

Avalie este conteúdo!
  • Comente: