Dicas para comer bem durante a gestação

Inúmeras pesquisas já provaram que a alimentação da gestante interfere diretamente em sua saúde, na saúde do bebê e em uma gestação sem maiores complicações. É por meio da alimentação correta e saudável que a mulher garante ao seu bebê todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento intrauterino. Além disso, a alimentação pode até mesmo reduzir o incomodo causado por alguns dos sintomas da gravidez. Veja a seguir algumas dicas preciosas para fazer dos alimentos seus aliados durante os nove meses:

Nada de comer por dois

Engana-se quem acredita que a gestante deve comer por dois. O que é preciso é se alimentar adequadamente e de maneira suficiente, sem cometer excessos. Para a mulher que deseja engravidar, a reeducação alimentar deve ser iniciada antes, com até três meses de antecedência. Isso para se acostumar aos novos hábitos a tempo, já que durante a gestação pode acabar se sentindo ansiosa e comendo mais do que o indicado.

Leia ainda: Exames que detectam o que impede a gravidez

A alimentação saudável para as gestantes

Para ter uma alimentação saudável, a gestante precisa, em primeiro lugar, fazer todas as refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanches da tarde e jantar. Os alimentos escolhidos devem sempre conter todos os tipos de nutrientes, como proteína, carboidrato, vitaminas e sais minerais. Uma dica é sempre montar um prato colorido. É claro que de vez em quando é permitido fugir da alimentação saudável e ingerir algumas guloseimas. O importante é saber dosar e não abusar.

Foto: myvmc.

Foto: myvmc.

Frutas, verduras e legumes

Sim, frutas, verduras e legumes são alimentos fundamentais neste período, já que são muito ricos em nutrientes. No entanto, se a mulher não está acostumada a ingeri-los, é preciso começar a introduzi-los na dieta. Existem ainda infinitas maneiras de preparar estes alimentos, e certamente uma delas vai agradar.