Como tratar a dor de garganta no bebê

A dor de garganta é um problema comum aos bebês, por isso é importante que os pais saibam como identificá-la e ajudar seus bebês. Veja a seguir algumas informações importantes:

A dor de garganta

A dor de garganta, ou garganta inflamada, pode ser causada por vírus e bactérias, sendo estas mais comuns em crianças com mais de três anos de idade. Nestes casos, o tratamento é feito com antibiótico.

Leia ainda: Dicas para ter mais chance de engravidar

Sintomas

Os sintomas da dor de garganta são sempre dois: febre e dificuldade para engolir os alimentos, sejam sólidos ou líquidos.

Características e diferenças e bacteriana e viral

Para o tratamento adequado, é preciso que o médico identifique se a dor de garganta tem origem viral ou bacteriana.

Em caso de dor de garganta de origem bacteriana, o início do problema ocorre de repente. Ela sempre vem forte, com febre que pode passar dos 39ºC. A criança geralmente fica abatida e sem vontade de brincar, mesmo que esteja sem febre. Esta não vem acompanhada de gripe, mas pode causar vômito, náusea, dor de barriga e mau hálito. Durante o exame, o médico vai verificar que as amígdalas estão maiores e avermelhadas.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Já a dor de garganta viral atinge em sua maioria crianças com menos de três anos de idade. O início do problema não é repentino, sendo mais lento. A dor pode ser mais leve ou bastante intensa, e em ambos os casos a criança pode ficar abatida e sem vontade de brincar se tiver febre. É comum que a inflamação de garganta com causa viral venha acompanhada dos sintomas da gripe, como coriza, tosse, olhos lacrimejantes, rouquidão. Durante o exame, o médico também vai notar as amígdalas inchadas e vermelhas, mas com intensidade menos quando comparadas com a dor de causa bacteriana.


  • Add Your Comment

    *