Como limpar os brinquedos do bebê

Os bebês costumam ter muitos brinquedos, afinal eles ganham não só dos pais, mas de toda a família. Os mesmos normalmente ficam espalhados pela casa, dispostos sobre comodas e prateleiras ou mesmo no chão.

Dessa forma, a limpeza dos brinquedos é algo de fundamental importância, mas que ainda recebe pouca atenção dos pais.

Sujeira

Os brinquedos, sejam os mais ou os menos usados, estão sujeitos a poeira, umidade, insetos e bactérias. Quando a alimentação é feita próxima aos brinquedos, restos podem ainda contribuir para a proliferação – ainda que não visível a olho nu – de microorganismos prejudiciais.

 Leia ainda: Desenvolvimento do bebê na barriga da mãe

A importância da limpeza correta

A limpeza correta do brinquedo faz com que seu filho continue saudável, sem riscos, e que o objeto dure mais, proporcionando mais horas e diversão.

Nos primeiros anos de vida, a sujeira dos brinquedos vai facilmente parar no organismo dos pequenos pois eles colocam tudo imediatamente na boca. Depois, com o passar do tempo, a mão suja vai limpar olhos, boca e nariz. Sendo assim, os pais devem criar uma rotina de limpeza, não a fazendo de maneira esporádica.

Sem exageros

Os pais, no entanto, não devem ficar paranoicos e superproteger os filhos. A “sujeira” é importante para fortalecer a resistência das crianças – o que não significa deixar tudo imundo.

limpando o brinquedo do bebe

Como limpar

A maioria dos brinquedos pode ser limpa com água, sabão e álcool. Antes de qualquer coisa, observe na etiqueta do brinquedo ou no manual oferecido pelo fabricante como deve ser feita a limpeza, para não estragá-lo.

Tenha sempre um kit básico para realizar a limpeza de maneira correta: pano macio, álcool 70% em gel, sabão neutro (de preferência líquido), escova de dentes velha.

Crie também uma rotina, como já foi dito. Escolha um dia da semana para realizar a limpeza, sem falta.

Avalie este conteúdo!