Como lavar a roupa do bebê recém-nascido? Qual produto usar?

Com a chegada de um bebê, muitas são as dúvidas que algumas mães têm – principalmente as de primeira viagem. Entre elas estão os cuidados com as roupas do bebê. Como lavar, qual produto usar, etc. Existe muita controvérsia e discussão a esse respeito. Algumas mães se preocupam com possíveis alergias, outras querem a roupinha do seu bebê cheirosa e macia e há as que prezam pela qualidade do tecido. Então, vamos às dicas:

Lave antes de começar a usar

A primeira providência é lavar as roupas antes do bebê usar. As roupas ficam expostas nas lojas, mesmo protegidas em saquinhos plásticos, elas podem ser contaminadas por ácaros, que são agentes alergênicos.

Os produtos de lavagem

O mais indicado para a lavagem das roupinhas frágeis dos bebezinhos pode ser feito pelo sabão neutro, por não conter corantes nem perfumes e o ph ácido é bem menor. Também não é boa a utilização de amaciantes ou alvejantes, isso pode irritar a pele do seu bebê. No mercado até encontramos alguns produtos desenvolvidos para bebês, se forem hipoalérgicos você pode usar, mas o bom mesmo é consultar a pediatra.

Outra opção muito usada é sabão de coco,

Portanto, evite:

  • Sabão em pó.
  • Água sanitária.

lavar roupas bebe produtos (Custom)

Lave a roupa do bebê a mão

Por serem mais delicadas, as roupinhas merecem um cuidado especial. A máquina de lavar pode ser uma opção, mas o melhor mesmo é lavá-las a mão. O bebê troca de roupa várias vezes ao dia, mas elas não são sujas ao ponto de necessitarem da máquina de lavar. Também é bom não misturar com a roupa dos adultos. As roupas dos adultos podem conter bactérias presentes no suor. O ideal é lavar separado.

O enxague

Mesmo utilizando somente sabão neutro é importante enxaguar bem toda a roupa. Retirar bem o sabão garante um cuidado melhor com a pele do bebê que é frágil e mais propensa a alergias.

O enxague também é necessário para que a roupa não perca o aspecto de nova. Resto de sabão faz com que o tecido fique endurecido e manchado.

Outra dica interessante é secá-las a sombra. O sol pode desbotar as roupas coloridas e deixá-las envelhecidas rapidamente.

Depois de limpas e secas se faz necessário passá-las a ferro. Um ferro a vapor é interessante porque extermina alguma bactéria que por acaso fique mesmo depois da lavagem.

No fim das contas, cada mamãe tem seu jeitinho e vai saber como melhor cuidar das roupinhas do seu bebê. O importante é fazer tudo com carinho e depois curtir seu bebezinho limpo e cheirosinho. Pronto para receber milhões de beijos.