Como identificar desidratação no bebê

You are currently viewing Como identificar desidratação no bebê

A desidratação no bebê, assim como nos adultos, é bastante grave, podendo levar à morte. Os pais devem estar sempre sempre atentos à saúde do bebê e a qualquer anormalidade. Veja quais são os principais sintomas e maneiras de prevenção abaixo:

Desidratação do bebê

A desidratação acontece mais facilmente em bebês, pois os pequenos possuem o metabolismo mais acelerado, porque seus rins ainda não estão acostumados a fazer reserva de água e porque com o sistema imunológico mais frágil é mais fácil adquirir doenças.

A desidratação ocorre quando o bebê perde mais fluidos do que recebe, o que acontece por meio de vômito, diarreia, febre e suor. O calor excessivo, inclusive, é uma das causas mais significativas. Quando não estão bem, é comum que os bebês rejeitem água, sendo este mais um motivo para que se desidratem mais facilmente.

 Leia ainda: Como fazer o bebê passar a dormir na cama

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Graus de desidratação

A desidratação pode acontecer em diversos graus, desde leve a grave.

Sintomas da desidratação leve

  • boca e olhos secos, com ausência de lágrimas durante o choro;
  • urina bastante escura e com cheiro forte;
  • fraldas sujas com pouca frequência;
  • irritabilidade e apatia.

Sintomas da desidratação grave

  • olhos semicerrados;
  • moleira do bebê afundada;
  • sonolência;
  • mãos e pés gelados.

Como evitar a desidratação do bebê?

O cuidado com a alimentação do bebê e com sua hidratação é indispensável. Durante os primeiros meses de vida, a amamentação é a única fonte de energia. Depois disso, o bebê já pode começar a ingerir água e alimentos como frutas, sucos, papinhas, iogurtes, que contêm água.

Outro cuidado é com as roupas do bebê e com a temperatura do local onde ele fica. Certifique-se de que o ambiente está arejado e fresco. O bebê deve estar sempre vestido de acordo com o tempo. Se estiver calor, roupinhas mais folgadas, curtas e leves fazem muito bem.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário