Como higienizar a boca do bebê

You are currently viewing Como higienizar a boca do bebê

A higienização da boca dos bebês deve começar a ser feita ainda nos primeiros meses de vida, antes mesmo de os dentinhos nascerem. É isso mesmo. Apesar de muitos pais acharem que não, os pequenos se alimentam de leite e devem ter suas boquinhas limpas.

O mesmo acontece quando as crianças crescem um pouco e surgem os dentes de leite. Eles são temporários e darão lugar aos dentes permanentes, mas mesmo assim devem ser limpos diariamente e da maneira adequada.

Higienização nos primeiros meses de vida

Nos primeiros dentes de vida, com a ausência de dentes, os pais devem realizar a limpeza da boca de seus filhos utilizando gaze ou fralda molhada com água filtrada. Eles devem passar por toda a boca da criança, gengivas, bochechas e língua de maneira suave.

Primeiros dentinhos

Os primeiros dentinhos do bebê nascem por volta dos seis meses de idade, e a higienização dos meses deve começar cedo. Utilizando uma dedeira – espécie de escova com cerdas macias que pode ser encaixada nos dedos dos pais. Quando mais dentes começarem a nascer, os pais devem migrar para as escovas de dente infantis. Elas possuem o tamanho adequado e também número e maciez de cerdas adequados. Neste momento o fio dental já deve começar a ser utilizado.

Leia ainda: Alimentação dos bebês nas férias

Creme dental

Os pais devem consultar um dentista sobre o uso do creme dental. O creme dos adultos não é adequado para as crianças, já que elas não podem ser expostas a grandes quantidades de flúor, o que pode prejudicar inclusive os dentes permanentes. Existem no mercado diversas opções de creme dental infantil.

Cárie de mamadeira

Muitas crianças são acometidas pela cárie de mamadeira, que surge com facilidade após a amamentação noturna, quando não é feita a higienização da boca da criança. Ela pode causar dores e afetar a alimentação e a fala. Se os pais perceberem manchas brancas nos dentes dos pequenos, devem levá-los com rapidez ao dentista.

 

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta